BioExtratus
BioExtratus
Dicas para lidar com birras de criança

Dicas para lidar com birras de criança

Cabeçalho Coluna Divã das Mães por Larissa Fonseca para Revista DÁvila

Vocês já ouviram a expressão “sem platéia não há show”?

Então papais e mamães, inspirem-se nela e mãos à obra para acabar de vez com as birras dos pequenos.

Seguem algumas dicas para vocês ensiná-los que crises de cólera não são maneiras adequadas de se conseguir o que se quer e apontar caminhos para que os pequenos alcancem seus desejos de modo apropriado.

Lidando com as birras

  •  Descarte   palmadas, tapas,   puxões   de   orelha   ou qualquer outro comportamento  agressivo  para  tentar  conter uma birra.
  • Contextualize seu filho sobre as saídas e passeios. Toda vez que for ao supermercado, por exemplo, avise-o e  faça combinados sobre como espera que ele aja, o que ele  poderá pegar para si etc. Se forem a um restaurante, faça o  mesmo, explique aonde vão, como espera que a criança se comporte e as consequências para seu mau comportamento.
  • Ignore as birras e maus comportamentos de seu filho para que ele perceba que não conseguirá nenhum resultado com elas. 
  • Jamais  ceda  às  manipulações  como choros, pedidos de ajuda, reclamação de “possíveis” desconfortos etc.  Essa é uma ótima maneira de desencorajá-los e  desestimulá-los a repetir esse comportamento.

Assuntos relacionados:

Divã para Mães: Cuidado com o excesso de proteção!
Divã para mães: O brincar da criança
Como passar pelos desafios da maternidade


  • Sempre converse com seu filho explicando como você quer que ele aja e como você se comportará diante das ações dele. Avise-o de que só vai conversar depois que ele se acalmar.
  • Opte por disciplinar a criança após ela externalizar seu descontentamento com a birra. Após ela parar de fazer a birra, ai sim você se abaixa para conversar. É sempre muito importante que a criança compreenda o que fez e o porquê  de sua ação.
  • Evite dar broncas e repreender seu filho na frente de outras pessoas para que ele não se sinta constrangido e você também.

  • Uma dica bacana para mudar o foco da birra é chamar a atenção da criança para outra situação. Mostre um objeto ou comece a falar de outro assunto para mudar o foco.
  • Respire  fundo   e tente  encontrar o  motivo da  birra. Assim, você pode lidar com ela de modo tranquilo e construtivo.
  • Ignorar a birra costuma dar ótimos resultados!
  • Em lugares públicos , se a birra persistir e você estiver se  sentindo  constrangida,  tire  seu  filho  do   ambiente sem demonstrar irritação e sem conversar. Sua atitude mostrará sua desaprovação.

Sobre a colunista
Larissa Fonseca Coluna Divã para Mães foto de Perfil


Larissa Fonseca é Pedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia, Psicomotricista, especialista no Universo do Brincar pelo centro de estudos filosóficos Palas Athena, em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP e em Comportamento e Desenvolvimento Infantil, Escritora.

www.larissafonseca.com.br
[email protected]
Canal no youtube Larissa Fonseca Pedagoga
Book @livroduvidasdemae e @sosmaes
Instagram @duvidas_de_mae

 

 


Continue lendo:

5 razões para acionar o seguro viagem durante as férias
Repaginado e com nova direção, Lu’z Lounge promete ser o espaço para a beleza da família
Qualidade do leite: o que é importante?


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat