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7 dicas para começar a comer de forma saudável hoje mesmo

7 dicas para começar a comer de forma saudável hoje mesmo

Comer de forma saudável é mais fácil do que você pensa. Com planejamento e informação é possível se alimentar de forma consciente e ter mais qualidade de vida. Saiba como!

1. Faça uma opção que você se sinta confortável

O ponto de partida para quem deseja comer de forma saudável no dia a dia é eleger um plano alimentar no qual se sinta confortável em seguir nos próximos anos. Isso significa que não adianta começar com grandes restrições, pois dessa forma você não terá sucesso a longo prazo. Faça pequenos ajustes saudáveis e amplie gradativamente.

2. Planeje seu dia

Você sabe que vai ficar o dia todo fora, no entanto, não quer correr o risco de comer besteira. Prepare-se com antecedência para poder ter opções saudáveis com você. Marmita de comida, frutas e oleaginosas são ótimas escolhas. O importante é não ficar muito tempo sem comer ou escolher alguma opção ruim na rua.

3. Opte pela comida de verdade

Isso significa: para comer de forma saudável evite os industrializados. Eles podem até quebrar um galho, mas estão longe de ser uma opção saudável. Isso porque a comida industrializada tem alto teor de sódio, conservantes, gorduras e químicos prejudiciais ao organismo. Em contra partida, a comida de verdade tem vitaminas, fibras e minerais que são aliados à vida saudável.

Portanto, em vez de comer uma barrinha de cereal, escolha uma fruta; se for fazer macarrão com massa industrializada, opte por um molho caseiro.

4. Faça substituições inteligentes

É comum relacionar a alimentação saudável a um prato sem graça. Mas, não precisa ser assim. Você pode fazer algumas substituições que, além de conferirem mais sabor à comida, farão com que seu novo cardápio não caia na mesmice.

Faça, por exemplo, um macarrão de palmito pupunha desfiado ou uma torta salgada com massa de couve-flor. Substitua a manteiga por óleo de coco; a farinha de trigo pela de quinoa.

5. Coma de tudo

A não ser que você esteja fazendo uma dieta restritiva, como é o caso de diabéticos e celíacos, entenda que nenhum alimento é proibido. Encher o prato de salada não significa que você está mantendo uma alimentação saudável. Não se esqueça que o prato colorido é a melhor escolha, já que ele é rico em fibras, vitaminas, minerais e proteínas.

6. Sempre leia os rótulos

A embalagem pode até destacar que aquele alimento é orgânico ou light, mas isso não significa que ele é uma opção saudável. Por isso é importante ler o rótulo para entender o que você consumirá.

Uma dica: se a lista de ingredientes for muito extensa e com nomes difíceis que você não sabe o significado, provavelmente não é saudável.

7. Satisfaça seus desejos

Pode até parecer contraditório, mas é importante que também haja espaço para alguns deleites. Assim, para que nada saia do controle, você deve procurar comer de forma saudável 90% do tempo. Relaxe nos outros 10%.

Em suma, se você se planejar e tornar a compra de alimentos saudáveis um hábito, garantirá uma alimentação equilibrada no decorrer dos dias. Na Congelados da Sogra você pode ter as suas marmitinhas para semana e, assim, programar suas refeições. Vai até sobrar um tempinho para aquele deleite especial sem que você se sinta culpado!

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