BioExtratus
BioExtratus
3 dicas criativas para incentivar as crianças a brincar ao ar livre

3 dicas criativas para incentivar as crianças a brincar ao ar livre

Listamos dicas criativas para incentivar as crianças a brincar ao ar livre

Atualmente, administrar a vida profissional com a familiar, principalmente quando se tem filhos, é uma tarefa que faz parte da rotina dos pais e que pede atenção para que os pequenos não fiquem esquecidos. Acompanhar o desempenho escolar e participar das atividades fora da escola, como o brincar ao ar livre, por exemplo, são preocupações do papai e da mamãe de hoje. Brincar ao ar livre faz muito bem às crianças e é importante para o desenvolvimento infanto-juvenil. Por isso, sugerimos algumas brincadeiras deliciosas para você e os filhos se divertirem. Boa leitura!

Por que é importante?

Sair com os pequenos para espaços abertos é uma prática que possibilita a eles interagir com seus familiares e com o mundo a sua volta.

Na companhia dos pais ou de um deles, o lazer em um parque, em uma praça, na praia ou no campo é fundamental para que os meninos e meninas se sintam motivados a desenvolver sua criatividade e relações de afeto e cumplicidade.

Nesses locais, é possível brincar com outros da mesma faixa de idade ou de idades diferentes, sejam parentes ou colegas de recreação. Como é uma atividade em família, não se acanhe: participe também e entre na festa.

Quais são as brincadeiras ao ar livre?

Em locais abertos, o que vale é usar da criatividade e da simplicidade para usufruir ao máximo o que o momento oferece a todos. Nos parques, converse sobre o que está ao redor: bichos, plantas, estátuas e monumentos. No campo, vale a pena imitar o canto dos passarinhos, alimentar os animais e apanhar frutas. À beira-mar, o gostoso é observar os barcos, comentar sobre distâncias e continentes e procurar conchinhas.

Para incrementar o passatempo, experimente as brincadeiras que listamos a seguir. Elas podem ser curtidas na cidade, na fazenda ou na praia. Confira!

Pular elástico

Use uns dois metros de elástico e prenda as duas pontas. A ideia é que 2 pessoas segurem o elástico com as pernas e uma terceira pule.

O modo mais simples de pular é assim: primeiro, você pula colocando os 2 pés na parte de dentro do elástico; depois, pula para cima e pisa com cada pé em um dos lados do elástico; a seguir, pula e fica com os pés para fora, cada um de um lado da tira elástica. Por fim, vira a posição e pula para fora, voltando para o lugar de onde começou.

Caça ao tesouro

A ideia é encontrar objetos da natureza: folhas, gravetos, flores, sementes, entre outros. Para ficar mais divertido e competitivo, pode-se definir: a menor semente, a maior folha, a pedra mais redonda, a flor mais colorida e o inseto mais estranho, por exemplo.

Corrida do avião

Faça aviões de papel na quantidade dos participantes. Marque no chão com um giz, com um graveto ou com uma fita crepe uma linha reta com a seguinte pontuação: 5; 15; 25; e 50. Dê um espaço entre os números de modo que o 5 seja os pontos do avião que voou menos e 50 o do que voou mais.

As crianças lançam seus aviões de uma distância também marcada no chão. Vence, é claro, o avião que voar mais longe.

Como equilibrar as atividades?

As tecnologias fazem parte da vida de todos. Portanto, não há como excluir os filhos. Elas contribuem para o desenvolvimento da memória, da percepção, da aprendizagem e da imaginação. Contudo, por causa delas, as crianças têm brincado cada vez menos fora de casa. É preciso conciliar as atividades para que se tenha um desenvolvimento equilibrado dos pequenos.

Existem jogos virtuais como o Just Dance, o Virtua Tennis, o Nike+Kinect Training e o Guitar Hero, entre outros, que exigem a movimentação do jogador para pontuar no game. É a mistura entre o online e o offline, que incentiva o raciocínio e a queima de energia da criançada quando não for possível brincar ao ar livre.

Gostou? 
Quer saber mais sobre a Ctrl+Play?
Agende uma aula experimental gratuita!

Ctrl+Play Escola de Programação e Robótica
Rua: 13 de Maio n 650 – Centro

Centro – Indaiatuba/SP
(19) 3816.6688 – 9.8395.4907
 ctrlplay
 [email protected]
www.ctrlplay.com.br
escolacrtlplay
 escolactrlplay

Leia mais matérias da Ctrl+Play Escola de Robótica e Programação

 

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat