BioExtratus
BioExtratus
Entenda o papel do design gráfico em uma boa comunicação visual

Entenda o papel do design gráfico em uma boa comunicação visual

O que o designer gráfico sabe que pode transformar sua estratégia de divulgação

A humanidade está imersa na era da experiência. Ao olhar para outdoors, banners ou outros tipos de publicidade de uma empresa, o consumidor precisa receber mais do que uma informação. Ele precisa se sentir identificado e envolvido para virar um potencial cliente. Dessa forma, uma comunicação visual certeira, com bom design gráfico, faz toda diferença na mensagem que a empresa quer passar.

As imagens também são textos – chamados de não-verbais, podendo ou não usar fala e a escrita. Assim, elas cutucam os pensamentos, provocam mergulhos em histórias interessantes e despertam a curiosidade. Não é à toa que, muitas vezes, o primeiro contato que se tem com algo é por meio do olhar. Isso, inclusive, é um dos motivos que torna o investimento em identidade visual importante. Mas a conversa não acaba por aí.

Pontos, linhas, cores e formas

 

O senso estético é algo natural que, a depender de algumas limitações, a maioria dos humanos têm, em maior ou menor grau. Sabe-se quando algo é agradável aos sentidos. Entretanto, o designer gráfico possui mais que isso, ele domina técnicas e teorias que transformam os elementos visuais em imagens atraentes ou incrementam outras que já existem. Para isso é preciso entender, por exemplo, o comportamento das pessoas quanto ao seu campo visual e estudar percepção de cores e tipografias (os tipos de letras utilizados).

Contudo, mais que teoria, é necessário saber como criar desde o planejamento visual até a parte técnica. Esse processo prático envolve muitas ferramentas, como programas de ilustração e edição de fotos. Até o salvamento e dimensões da peça são importantes. Um layout entregue com tamanho errado ou configuração de cores incorreta pode ocasionar frustrações e prejuízos.


Leia mais:

Outdoor: a força de um dos mais tradicionais meios de publicidade

Paredes interativas: leve personalidade e dinâmica ao seu lar

Conheça três marcas que tiveram sucesso ao renovar a identidade visual


Depois do design gráfico

 

Sabe quando você está andando na rua e, de repente, para de andar para ver um banner? O que fez você parar ali? Provavelmente um profissional soube direcionar toda a comunicação para um público-alvo específico, no qual você está inserido. Aqui existem dois pontos importantes: diferenciação e personalização.

Uma boa comunicação visual vai diferenciar uma marca da concorrência e ainda gerar uma sensação de identificação. Em consequência disso, a pessoa enxergará o produto ou serviço como algo adequado para ela e irá procurar as novas experiências de consumo que a empresa pode proporcionar.

Opções versus versatilidade

 

O banner, na mídia offline, acaba sendo uma das opções mais versáteis visto que a confecção pode ser diferenciada, o posicionamento pode variar estrategicamente, o custo-benefício é vantajoso e há possibilidade de usá-lo em várias ocasiões.

Contudo, não basta ter o banner, é fundamental que a mensagem esteja bem delineada e que o design gráfico a reforce. Então, além de criar uma comunicação visual eficiente, é necessário estar sempre analisando sua efetividade e fazendo ajustes.

A Ploti, empresa especializada em comunicação visual, pode te auxiliar nesta jornada. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

*Texto produzido e otimizado pelo Armazém da Notícia


Leia mais:

Aprenda a usar a criatividade na Comunicação Visual

3 motivos para usar banners na comunicação

Decoração Corporativa pode influenciar nos resultados da empresa


 

Sobre o Autor

Endereço: Rua Emílio Lopes Cruz, 487 - Jardim Belo Horizonte - Indaiatuba/SP - CEP.: 13344-700 - Telefone: (19) 3935-8131

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat