BioExtratus
BioExtratus
Design de interiores e arquitetura: uma parceria de sucesso

Design de interiores e arquitetura: uma parceria de sucesso

Conheça as tendências do momento e saiba as vantagens de ter um arquiteto envolvido com o projeto de design de interiores

Seja uma construção partindo do zero absoluto, ou uma reforma estrutural, realizar uma obra exige muito cuidado e atenção e por isso merece os melhores profissionais envolvidos. Mas, você já parou para pensar que decorar e planejar os espaços, seja em casa ou no trabalho, também é fundamental e pode gerar qualidade de vida? Ao contrário do que muitos pensam, essa etapa também exige um olhar profissional.

Mais que bom gosto, o olhar especializado vai evitar muitas dores de cabeça ao tirar uma ideia do papel. “O design de interiores é tão importante que já no início da obra é bom que haja o projeto. Afinal, isso vai definir os pontos de luz, hidráulica e tomadas corretos. Prever esses pontos com antecedência evita quebras depois da obra pronta, ou ficar esquentando a cabeça com soluções inusitadas para cobrir imperfeições, por exemplo”, justifica Andrea Generoso, arquiteta à frente da AG Arquitetura.

Tendências

Além do olhar técnico, o projeto de decoração tem como desafio transmitir a personalidade do proprietário no ambiente. Para isso, as cores são elementos fundamentais na hora da decoração.

Atualmente, a cor que está no auge é o rosé gold, um tom metálico que combina o rosa e o acobreado. “Ele hoje é sinônimo de elegância e contemporaneidade”, afirma a arquiteta.

Para manter a elegância, a dica é que o rosé gold apareça em detalhes como molduras de quadros e espelhos, porta-retratos, puxadores, vasos ou mesmo lustres e torneiras da cozinha e banheiro. Além disso, o tom metálico orna com o dourado, outra grande tendência do momento. Pois ambas as cores fazem parte da mesma família cromática e podem, sim, estar juntas em um mesmo ambiente.

“Para manter o destaque dos detalhes metalizados, invista em tons neutros, sobretudo cinza e preto, e também o branco. Os tons de madeira também ajudam a transmitir uma atmosfera de glamour e requinte”, orienta Andrea Generoso, exemplificando com projetos contemporâneos executados acerca da tendência (fotos).

Arquitetura ou design de interiores?

Uma vez entendida a importância de um olhar profissional no projeto decorativo, é comum surgir a dúvida: devo contratar um arquiteto ou um designer de interiores para realizar essa tarefa?

Para responder a essa pergunta, é importante entender o papel de cada um, bem como suas diferenças.

Designer de interiores

Ele pode atuar com o layout interno de cômodos, salões, buscando harmonizar o ambiente ao que o cliente deseja. Portanto,  é quem deve pensar a disposição de móveis e demais aparatos para que aquele espaço se torne o mais funcional dentro da proposta desejada.

No entanto, há uma limitação importante no que diz respeito à atribuição legal e responsabilidade técnica. Isso porque o designer de interiores não tem a autorização necessária para realizar construções ou mesmo alterações no projeto. Assim, sendo necessário sempre recorrer ao aval de um profissional registrado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo — um arquiteto ou engenheiro civil — para concretizar esse passo.

Arquiteto

Seu trabalho se inicia a partir do momento em que se escolhe o terreno para a construção. Ou seja, desde a implantação de seu projeto: com parecer sobre localização; legislações idílicas e urbanas; aspectos ambientais e topográficos.

Mas, a formação permite que o profissional atue em várias áreas como: estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos, e também projetos de interiores.

Se esse último é o seu objetivo final, na hora de pensar no seu projeto decorativo, considere um profissional completo. Preferencialmente um arquiteto com ênfase em design de interiores. Assim como propõe a AG Arquitetura, e conte com ajuda do começo ao fim.  

Imagens: Andrea Generoso, AG Arquitetura – Projetos Autorais

*Texto produzido e otimizado pela Mídia.Crawl.


Leia também:

Móveis sob medida: Difratelli Fatto concretiza sonhos com qualidade e modernidade

Escadas em Balanço: beleza e modernidade em seu ambiente

 

 

Sobre o Autor

Av. dos Trabalhadores, nº 116 - Sala 215 - The Diplomat Office Mall - Vila Castelo Branco - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.330-000 - Tel.: (19) 3816-4428

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat