Curso Técnico de Química tem qualidade comprovada

Curso Técnico de Química tem qualidade comprovada

Apenas 12 instituições do Estado são certificadas

O curso técnico de química é um dos mais tradicionais da Fiec. Ele é oferecido há 29 anos com o objetivo de formar profissionais para suprir a demanda por mão de obra qualificada da área. Com 1.340 horas, tem como diferencial o selo de certificação do Conselho Regional de Química – CRQ / IV Região. Que reconhece e atesta a qualidade do curso e competência da instituição. No Estado de São Paulo há aproximadamente 850 cursos de Química, sendo que apenas 12 são certificados; a Fiec é uma das instituições que encontra-se neste grupo sendo detentora de duas renovações do selo.

Curso Técnico de Química tem qualidade comprovada

Para garantir ao aluno conhecimentos necessários, o curso alia teoria e prática em laboratórios de química orgânica, química analítica e análise instrumental. Além disso, oferece através da Fábrica Escola de Química- FEQ a vivência do processo industrial incluindo a criação de projetos. Desenvolvendo fórmulas, linhas de produção, envase e distribuição.

O projeto da fábrica foi inspirado na instalação mantida desde 1999 pela Universidade de Brasília (UNb). Ela tem a capacidade para fabricar 1.200 litros de produtos/dia. Produz itens como: detergente, desinfetante, limpador multiuso, limpa vidro, sabonete líquido entre outros.  Estes são utilizados na limpeza da Fundação.

A coordenadora do curso Marta Elisa Bérgamo, avalia que o técnico em química oferece ao aluno uma formação ampla. Além de favorecer uma excelente empregabilidade “o  profissional tem a possibilidade de atuar em diversos segmentos. Que vão além das indústrias químicas e laboratórios”.

O técnico é imprescindível em estações de tratamento de águas, esgotos e efluentes, clubes e parques. Também atua em industrias cosméticas, alimentícias, farmacêuticas, de plásticos, metais e materias em geral. E no desenvolvimento e produção de combustíveis e energia. “Além destes campos a área comercial e de assistência técnica, também exigem formação e absorvem os técnicos de química”, completa Marta.

O técnico de química devido a sua excelência, é o curso da instituição que mais realizou parcerias com empresas de Indaiatuba e Região. Aproximadamente 400 profissionais de empresas como: Unilever, Hot Flowers, Norquíma, Torcetex, Aksell e Eucatex, foram formados na área pela Fiec.

Para a coordenadora, as parcerias promovem o crescimento profissional dos colaboradores. E também o desenvolvimento da estrutura curricular do curso.

“Nossos cursos são voltados para suprir a demanda por mão de obra qualificada. Com o auxílio das empresas, é possível fazer adequações no curso que atendam às necessidades do mercado. Isso favorece toda a comunidade com a geração de empregos”, finaliza Marta.

Curso Técnico de Química tem qualidade comprovada

Sobre o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV 

Criado em 2007, o Programa objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Define parâmetros a partir dos quais as instituições podem se auto avaliar, fazer ajustes e assim proporcionar uma formação adequada às necessidades do mercado de trabalho. O Selo também serve como parâmetro para que estudantes possam escolher os melhores cursos, bem como para sinalizar às empresas onde buscar os melhores estagiários e profissionais para compor seus quadros de colaboradores.

Texto: Wanielly Amorim 

Foto: Juliana Wolf


Leia também:

http://www.revistadavila.com.br/chefs-no-campus-2018/

http://www.revistadavila.com.br/comunicacao-interna-melhorar-resultados/

 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat