BioExtratus
BioExtratus
Curiosidades Sobre Miso

Curiosidades Sobre Miso

Miso ou Missô, como também é chamado no Brasil, é um ingrediente tradicional da culinária japonesa

Feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou misoshiru, dissolvido em água quente, e misturado com outros ingredientes como vegetais e legumes.

A textura do miso é muitas vezes pastosa e relativamente grossa não muito diferente da manteiga de amendoim. No entanto, o sabor e a cor podem variar amplamente, dependendo de muitos fatores relacionados à fermentação.

  1. A Origem do Miso é chinesa

A origem do miso é um pouco incerta, mas algumas fontes sugerem ter surgido na China há 2.400 anos. Esse alimento posteriormente, foi introduzido no Japão por volta de 600 dC à medida que o budismo ganhava força no território japonês.

  1. Tipos de miso

Os tipos de miso variam conforme os tipos de grãos usados, tais como trigo, arroz e cevada, e o tipo de fermentação. O sabor, aroma, textura e aparência também variam conforme a época e região onde foi feita. Por estes motivos, existem muitas variações de miso.

Confira algumas das principais:

Shiro Miso (Miso Branco): Com coloração amarela clara ou bege, este miso é considerado o mais doce e mais leve de todos, além de ser um dos misos mais produzidos no Japão.

Shinshu Miso (Miso Amarelo): Possui uma coloração dourada ou castanha clara. Pode ser usado em sopas, cozidos, e outros pratos da culinária japonesa.

Aka Miso (Miso Vermelho): Com coloração marrom ou avermelhada, este miso tem o sabor mais salgado, ligeiramente amargo e picante.

Hatchomiso (ou Mame Miso): Possui coloração castanha avermelhada bem escura, quase preta. O sabor é muito forte e salgado e a textura bem corpulenta.

Mugi Miso (Miso de cevada): Também possui coloração castanha avermelhada escura e é feita com soja e cevada.

       3. Uso do Miso

Como o miso pode ser encontrado em uma grande gama de sabores que vão dos extremos entre o doce e o salgado, pode ser usado numa grande variedade de receitas tais como molhos para salada, cozidos, marinadas, patês, purês, caldos e sopas, entre muitas outras. Também pode ser usado como substituto para produtos lácteos em algumas receitas. O misoshiru é com certeza o prato mais popular entre todos, fazendo parte da alimentação diária dos japoneses.

     4. Benefícios para a saúde

No Japão, sobretudo, o miso é sinônimo de saúde e longevidade. É considerado um alimento com alto valor nutricional, rico em enzimas, antioxidantes e minerais como manganês, zinco, fósforo, e cobre, bem como, uma boa fonte de proteína, fibras e vitamina B12. Suas bactérias probióticas contribuem para a boa digestão e a genisteína ajuda a reduzir os riscos de câncer.

Surpreendentemente, apesar da grande quantidade de sódio, o consumo regular de miso ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, o colesterol ruim e os riscos de doenças cardíacas, graças à alta concentração de isoflavonas. Além disso, o miso possui poderosos antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo, protegendo as membranas celulares contra o envelhecimento.

 

ParceirosDaisho
Av.: Cel. Antônio E. do Amaral n 979
ITAICI - Indaiatuba/SP

(19) 3801.0405
www.daishorestaurante.com.br
daishojapanesefood
daishorestaurante

Postar fonte :  https://goo.gl/XGNEHO

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat