BioExtratus
BioExtratus
Culinária japonesa: veganos e vegetarianos também têm sua vez!

Culinária japonesa: veganos e vegetarianos também têm sua vez!

Conheça o crescente mercado consumidor vegano/vegetariano, e saiba quais são as opções disponíveis na culinária japonesa para esse nicho

Você talvez não saiba o que exatamente faz de alguém vegano ou vegetariano, mas com certeza já ouviu esses termos. E pode saber, vai ouvir muito mais. Hoje, cerca de 14% da população brasileira é adepta a esse estilo de vida. Para se ter uma ideia: de 2012 para cá, levando em consideração apenas as regiões metropolitanas, esse número cresceu de 8% para 16%.

Ainda que com um mercado em pleno crescimento, a demanda é muito maior do que a oferta, conforme observa Guilherme Carvalho, Secretário Executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira. Mas fique tranquilo: há opções bem mais próximas do que você pode imaginar. Uma delas é a tradicional culinária japonesa. Continue lendo esse artigo e confira as dicas de pratos vegetarianos e veganos que separamos.

Veganos, Vegetarianos… quem são?

Antes de falarmos sobre as opções culinárias para os veganos e vegetarianos, precisamos deixar bem claro quem é quem. Então, vamos lá:

Vegetarianos

Vertente mais conhecida, é composta por aqueles que não consomem carne branca ou vermelha. No entanto, ainda consomem outros produtos de origem animal, como leite e ovos. Tendem a substituir esse tipo de alimento por semelhantes feitos de soja. Pode ser um estilo de vida motivado por questões éticas, religiosas ou de saúde. Há, ainda, quem considere o vegetarianismo como um estado de transição para o veganismo.

Veganos

Considerada uma vertente mais radical em relação ao consumo, seus adeptos se diferem dos vegetarianos por não consumirem carne nem qualquer outro produto de origem animal, seja no cardápio ou no cotidiano, muito menos produtos que tenham sido testados/experimentados neles. É um estilo de vida que vai além da mesa: cosméticos, vestuário e produtos de beleza são exemplos dessa extensão.

Culinária Japonesa: veganos e vegetarianos têm vez?

Culinária japonesa: veganos e vegetarianos também têm sua vez!

 

Como dito anteriormente, não é tarefa das mais fáceis encontrar opções gastronômicas para atender a necessidade desse mercado que, no caso dos veganos, cresce cerca de 40% ao ano no Brasil.

Por isso, os veganos/vegetarianos têm encontrado alento em uma velha conhecida brasileira: a culinária japonesa. Em franco crescimento no Brasil, os restaurantes japoneses têm em seu cardápio opções que atendem as necessidades desse novo mercado. Além de receitas originalmente sem carne, outros pratos têm se transformado devido às novas demandas — abrindo espaço, inclusive, para restaurantes japoneses veganos.

Dicas de pratos veganos/vegetarianos japoneses

Muito embora a culinária japonesa seja reconhecidamente saudável, por conta dos ingredientes que usa, os veganos/vegetarianos têm de ficar atentos aos pratos que vão consumir, especialmente para manter equilibradas as quantidades de nutrientes da dieta.

Mesmo o frango e o peixe sendo ingredientes tradicionais da culinária japonesa, há pratos que não levam nenhum dos dois — ou qualquer outro elemento de origem animal. Dentre pratos originais e adaptações, seguem algumas sugestões:

  • Kinoku (cogumelos Shimeji com brócolis e shoyu);
  • Salada de Algas;
  • Sushi de Tofu;
  • Sushi de Vegetais (brócolis, cenoura);
  • Harumaki de Legumes (rolinho primavera);
  • Anéis de Cebola;
  • Tempurá de Legumes;
  • Temaki com Tofu.

Porém, mesmo no caso de alimentos salgados que aparentemente não contém produtos de origem animal, é preciso tomar cuidado. O dashi é um tempero que contém pequenos pedaços de peixe ou algas, e é muito utilizado na culinária japonesa. Por isso, é importante se atentar à utilização ou não desse ingrediente.

Assim, se você já aderiu ou pretende aderir a essa tendência, em posse de todas essas dicas ficará mais fácil se planejar e montar seu cardápio. É só separar os hashis e saborear sua refeição!

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat