BioExtratus
BioExtratus
Como criar um post perfeito no Facebook

Como criar um post perfeito no Facebook

Descubra como o formato, a data e o tamanho do texto podem fazer a diferença

Se você tem um negócio e ele está nas redes sociais, é provável que já tenha se questionado como fazer um post perfeito e que gere engajamento. Com tantas mudanças de algoritmos, fica difícil saber o que de fato tem influenciado as pessoas a reagirem a uma postagem. A Quintly, plataforma de análise de redes sociais, fez um estudo com mais de 10 milhões de posts para finalmente chegar  ao que pode ser considerado como um post perfeito. Hoje, vamos falar sobre o Facebook, mas a pesquisa também analisou o Instagram.

O post perfeito

Já sabemos que os detalhes fazem a diferença e quando se trata das mídias sociais há um universo a ser explorado, como emojis, hashtags, formato, tamanho do texto, entre outros. Mas, existe algum detalhe que fará a diferença na estratégia, resultando em um maior engajamento? De acordo com a Quintly, existe uma anatomia que pode, sim, ser considerada ideal. O curioso, no entanto, é que o estudo demonstrou que os formatos mais utilizados não são os que geram mais interação.

Formato

Os links externos dominam as postagens no Facebook, com 54,39%. Em seguida, aparecem as imagens (29,85%) e os vídeos (13,32%). Mas, ao analisar a média das interações, os links não estão entre os mais populares, e sim os vídeos.

Como criar um post perfeito no Facebook matéria da Midia Crawl

A explicação está na praticidade, uma vez que é mais fácil compartilhar um link do seu blog do que produzir um vídeo ou uma imagem.

Mas, ao olhar o gráfico acima fica clara a necessidade de as marcas pararem de ignorar os conteúdos em vídeo, afinal, esse é o formato de melhor performance e mais valorizado pelo algoritmo do Facebook.

Data de postagem

A pergunta é inevitável: qual o melhor dia para postar?

Infelizmente, não é possível ter uma resposta universal, pois isso depende muito do comportamento da sua persona. De qualquer forma, a pesquisa da Quintly permite tirar algumas conclusões:

  1. A maioria das postagens (79%) é feita durante a semana;
  2. Mas, posts nos finais de semana geram mais interação.

Por que isso acontece?

É comum as marcas acreditarem que durante o fim de semana o usuário está desconectado, já que ele não está no trabalho e, muitas vezes, está fora de casa. Ainda que isso seja uma verdade, não podemos nos esquecer que vivemos em um mundo conectado e os dispositivos móveis potencializaram esse cenário.

Mas, atenção: priorize conteúdos leves e interativos no fim de semana. Nada de apelar para um conteúdo pesado no sábado à noite.

Tamanho do texto

Você já decidiu o formato da sua postagem e agora precisa elaborar o texto de chamada. Ele poderá ser decisivo na hora do usuário decidir se vai ou não ler o seu post.

Hoje, a maioria dos posts possui 0 ou entre 30 e 150 caracteres. Mas, são os textos entre 1 e 50 caracteres os que recebem mais interações.

A explicação para isso é imediata: as pessoas estão deixando de ler. Por isso, invista em um design bonito e em títulos chamativos que ajudem na participação do leitor.

Emojis e hashtags

Esses são dois elementos que podem funcionar como aqueles detalhes que fazem a diferença. Mas, no caso do Facebook, eles provocam reações diferentes.

Os emojis, além de deixarem o conteúdo mais descontraído também fortalecem a conexão com o usuário, sobretudo com os mais novos. Segundo a Quintly, posts com número moderado de emojis ganham mais interações. Contudo, apesar deles terem peso no que se refere ao engajamento, grande parte dos post no Facebook não usa emojis. Cuidado: exagerar também não é uma boa opção.

E as hashtags? Elas são pouco usadas no Facebook e a pesquisa mostra que as marcas estão certas. Além de não gerarem resultados significativos, os posts sem hashtags ganham mais interações.

Conclusão

Analisando as informações da pesquisa da Quintly, a anatomia do post perfeito no Facebook seria a seguinte:

  • Texto: até 50 caracteres, sem hashtags e com pelo menos 1 emoji
  • Formato: vídeo e imagens
  • Data de publicação: fim de semana

Agora que você já sabe como fazer o post perfeito para a sua fanpage, que tal começar com os testes? Não se esqueça que inovação e criatividade terão sempre um peso a favor da sua marca!

Sobre o Autor

Endereço: Rua XV de Novembro, 1112 - sala 2 - CEP.: 13330-070 - Indaiatuba/SP - Telefone.: (19) 40420-0897

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat