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3 táticas para conseguir patrocínio para eventos

3 táticas para conseguir patrocínio para eventos

Independente do tamanho do evento a ser realizado, patrocinadores e parceiros são a chave para que ele aconteça. Afinal, são raros os casos em que o detentor da ideia tem capital de giro para colocá-la em prática. 


Para transformar a proposta de um evento em realidade, portanto, é preciso que o produtor capte investidores que colaborem com dinheiro ou serviço, a fim de reduzir os custos iniciais e fazer “a roda girar”. Apesar da sua importância, essa é uma etapa que intimida muitos produtores. Mas, sem ela, tudo pode ir por água abaixo. Se esse é o seu caso, confira 3 táticas indispensáveis para captar patrocínio para eventos.

Procure por empresas engajadas

Faça uma lista de possíveis patrocinadores/apoiadores. Eles não precisam estar necessariamente no seu segmento (falaremos sobre isso no próximo tópico). Mas, procure empresas e marcas de credibilidade.

Uma boa forma de começar essa tarefa é observar as empresas que costumam aparecer como parceiras em outros eventos. Obviamente, isso tem dois lados.

O lado bom é que você saberá que elas sabem da importância do patrocínio de eventos para fortalecer sua imagem; por isso, provavelmente estarão dispostas a ouvir a sua proposta.

Para ilustrar, tenha como exemplo a Gráfica Ploti, em Indaiatuba. A empresa não só apoia eventos de cunho social, cultural ou esportivo em qualquer lugar do país, como também tem um programa específico para isso. O programa de patrocínio “Ploti Amiga” oferece materiais referentes à comunicação visual produzidos pela empresa —;faixas, banners, placas, cavaletes, lonas para outdoors, sinalização e adesivos. Para obter o patrocínio é necessário preencher um formulário. A proposta estará sujeita à aprovação e é possível obter de 10% a 100% de patrocínio sobre o valor dos itens solicitados.

O programa é bastante sério e no próprio site a empresa disponibiliza as regras para participar dele. Dentre elas, a utilização do logotipo da Ploti Amiga em todos os produtos impressos, bem como a exclusividade no que diz respeito à comunicação visual do evento.

O lado ruim ao identificar empresas claramente dispostas a patrocinar eventos é que, dependendo da época do ano em que você entrar em contato, pode ser que a verba para esse tipo de ação já esteja comprometida. Por isso, ao pensar em conseguir patrocínios para eventos, programe-se com antecedência.

Faça uma proposta atrativa

Como você pode perceber, mesmo as empresas engajadas no patrocínio para eventos e que têm o investimento como parte do marketing estratégico precisam conhecer o seu projeto antes de aprovar a parceria. Por isso, é fundamental que você coloque no papel a proposta do evento, com detalhes sobre público, local, data, atrações e objetivos.

Além da apresentação geral, elabore uma proposta de patrocínio com os valores e necessidades detalhados. “Quais as chances de gerar o retorno esperado pelo patrocinador em potencial?”. Essa deve ser a pergunta que norteará a sua proposta. Prove que patrocinar o evento trará muitos benefícios para a empresa.

Para despertar a atenção do possível investidor, aposte na apresentação visual desse material. Não podem faltar slides ou materiais impressos que contenham imagens de outros eventos que você tenha organizado; ou, projeções do que esperar do evento em questão, se essa for sua primeira empreitada.

Com esses cuidados, além de transmitir a sensação de organização, você passará credibilidade e provavelmente conseguirá respostas mais rápidas para que possa começar a agir.

Use seu poder de convencimento no discurso

Além de uma ideia boa e uma proposta atrativa no papel, ao buscar patrocínio para eventos esteja preparado para um bom discurso. Tenha todos os argumentos de convencimento do projeto escrito também na ponta da língua. Afinal, se você conseguir agendar um encontro presencial, terá que repassar as informações verbalmente.

Além disso, um bom discurso e respostas rápidas têm um poder de convencimento maior que palavras no papel ou computador. Invista na sua apresentação pessoal e gere empatia.

Tenha em mente que nem sempre o evento faz parte do público do patrocinador em questão. Apesar disso, você precisa dele para fazer acontecer. Por isso, você precisa se munir de argumentos para convencê-lo a investir no seu evento. Portanto, antes de fazer a visita, identifique um elo entre os seus públicos, colete dados e estude a empresa que visitará. Depois, prepare o seu discurso e uma lista de possíveis perguntas e respostas a dar sem titubear.

Ao final, lembre-se que a honestidade é o melhor negócio para conseguir patrocínio para eventos. De nada adianta você criar um discurso maravilhoso e, quando chegar a hora do evento acontecer, a realidade ser completamente oposta. Além de manchar a sua reputação, a falta de resultados certamente fará o patrocinador riscar você da sua lista de vez.

Seja realista e deixe claro tudo aquilo que você tem condições de oferecer!

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Endereço: Rua Emílio Lopes Cruz, 487 - Jardim Belo Horizonte - Indaiatuba/SP - CEP.: 13344-700 - Telefone: (19) 3935-8131

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