BioExtratus
BioExtratus
Conheça os principais tipos de pães indianos

Conheça os principais tipos de pães indianos

Saiba quais são os principais tipos de pães indianos, bem como sugestões de acompanhamentos para consumir essa iguaria

No café da manhã dos brasileiros não pode faltar o tradicional pãozinho. Certamente, o mais consumido é o pão francês. Vendido em qualquer padaria, mercado ou vendinha de esquina, inegavelmente faz parte do nosso dia a dia. Mas, com sabores, texturas e formatos muito diferentes dos que estamos acostumados aqui, o pão é parte importante da refeição em muitas outras culturas. Hoje, vamos falar um pouco sobre os pães indianos. Vem conferir as sugestões!

Pães chatos

Embora no Brasil os pães fermentados sejam mais populares, em diversos locais do mundo essa realidade é diferente. Algumas receitas de pão são, inclusive, compostas apenas de farinha e água, tal qual a receita surgiu, há mais de 10 mil anos. Assim também são feitos os “pães chatos”, muito tradicionais no Oriente Médio e na Ásia.

No ocidente, esse tipo de pão é conhecido quando associado à culinária árabe — ou, ainda, por meio dos famosos “pães sírios” — cujo nome original é khobz. Mas, graças a disseminação da gastronomia asiática como um todo, outros tipos de pães têm chegado ao nosso país — como é o caso dos pães indianos.

Os mais conhecidos

Os indianos são considerados especialistas na fabricação dos pães chatos. Eles têm diversas receitas, cada uma criada para acompanhar um prato diferente, em sua vasta culinária. Confira abaixo alguns dos mais conhecidos tipos de pães do país.

Roti (chapati)

Conheça os principais tipos de pães indianos

Também conhecida como chapati, essa é a receita mais conhecida e comum da Índia. Feito sem leveduras, contém farinha de trigo moída em moinhos de pedra. É consumido em grande parte da Ásia, onde encontra algumas variações regionais.

Sugestões de acompanhamento: é ideal para ser consumido junto com o caril, receita tradicional da Ásia e Oriente Médio.

Naan

Conheça os principais tipos de pães indianos

Outra receita comum nos países asiáticos e do Oriente Médio, pode levar leite ou iogurte em sua composição. Assim, costuma ser bem mais leve que outros pães chatos. O naan é assado em forno e seu aspecto final apresenta grandes bolhas de ar.

Sugestões de acompanhamento: o naan é usado de acompanhamento para praticamente todo tipo de prato indiano. Também vai bem com pastas de entrada ou como aperitivo.

Luchi

Conheça os principais tipos de pães indianos

Este pão é semelhante a um pastel frito, sem recheio. Sua massa é feita com água, farinha de trigo e ghee (manteiga clarificada).

Sugestões de acompanhamento: costuma ser servido acompanhando pratos salgados, como curries e caldos.

Kulcha

Conheça os principais tipos de pães indianos

Feito com farinha de trigo e assado em fornos de barro, o kulcha recebe uma camada de ervas frescas e manteiga assim que pronto.

Sugestões de acompanhamento: normalmente é servido com chala masala/chana masala (masala de grão-de-bico).

Puran Poli

Conheça os principais tipos de pães indianos

O puran poli é uma receita doce, cujo aspecto e espessura lembram um crepe. É feita com chana dal (pasta de grão-de-bico), açúcar, cardamomo e/ou noz moscada, manteiga clarificada e água.

Sugestões de acompanhamento: servido com manteiga, podendo contar com adicionais como nozes e tâmaras.

Ficou com água na boca depois de todas essas sugestões? No Restaurante Asiatique, em Indaiatuba, você pode provar o  melhor da culinária asiática. Faça uma visita!

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Virillo, 467 – Jd. Santiago – Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-545 - Tel.: (19) 3875.6061

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat