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Conheça os benefícios do Shitake ou Shiitake

Conheça os benefícios do Shitake ou Shiitake

Confira como sua saúde pode ser beneficiada ao comer Shitake ou Shiitake

Existem diversos tipos de cogumelos pelo mundo e muitos deles não são comestíveis por serem venenosos e causar mal aos seres humanos, o que não é o caso dos famosos shimeji e shitake.

Esses dois cogumelos poranto, são muito populares na alimentação oriental e possuem inúmeros benefícios e motivos pelos quais você deve inclui-los em sua dieta.

O Shiitake é um cogumelo que pode ser facilmente cultivado dentro de troncos de árvores e é um grande aliado para o nosso sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infecções. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dos músculos.

Confira 11 benefícios do shitake no organismo:

  1. Apresenta grande quantidade de proteínas, podendo substituir a carne vermelha nas refeições;
  2. Rico em fibras que colaboram para a redução do açúcar do sangue, é um alimento bastante indicado para diabéticos;
  3. A sua abundância em ácido fólico e vitamina B9 é bastante notável. Uma porção do alimento ao dia supre a necessidade diária dessa vitamina tão importante para o bom funcionamento do sistema nervoso;
  4. A presença de uma substância chamada lentinana auxilia na manutenção do sistema imunológico do corpo, prevenindo e combatendo doenças e infecções;
  5. A lentinana também foi apontada como uma substância capaz de reduzir as chances de desenvolver câncer e, inclusive, combater células já cancerosas;
  6. A mesma substância, lentinana, é capaz de prevenir a trombose, pois impede a formação de coágulos que bloqueiam a circulação;
  7. Além de suas propriedades antitumorais e antiviral, o shiitake também estimula os glóbulos brancos e anticorpos do corpo;
  8. É comprovadamente um alimento que reduz o colesterol ruim do sangue;
  9. Possui grande quantidade de selênio, um mineral importantíssimo para a saúde dos vasos sanguíneos e da tireoide;
  10. Auxilia no controle da pressão arterial (para hipertensos) e reduz riscos de um acidente vascular cerebral (AVC);
  11. Uma porção do alimento fornece 70% das necessidades de cobre e 50% da ingestão diária de vitamina B5.

Podemos encontrá-lo em forma de óleo, natural e desidratado. Pode ser adicionado a sopas, guisados e outros pratos.

Mas, lembre-se, o ideal é ingerir aproximadamente de 75 a 100g do alimento por dia, pois se ingerido em excesso pode fazer mal.

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