BioExtratus
BioExtratus
Conheça o Shawarma, a sensação fast-food da culinária árabe

Conheça o Shawarma, a sensação fast-food da culinária árabe

Restaurante Sal Árabe fala sobre a origem do prato e os motivos que tornaram o Shawarma uma sensação entre os apreciadores da comida árabe

Quem assistiu ao filme Vingadores, sucesso produzido pela Disney e Marvel nas telonas, provavelmente ficou com uma dúvida ao final da exibição. Afinal de contas, o que seriam os tais shawarma que eles iriam comer após terem salvo o planeta de uma ameaça extraterrestre?

Ao contrário do que você possa ter imaginado, o prato não tem relação alguma com outro planeta. Trata-se, na verdade, de uma tradicional receita árabe, que se disseminou pelo mundo. Continue lendo esse artigo e descubra sua origem e porque tem feito tanto sucesso por aí.

De onde surgiu o Shawarma?

As origens da receita do shawarma remetem a diversos países árabes e até mesmo europeus. Uma das mais difundidas histórias conta que  foi em torno do século XVII que soldados turco-otomanos deram início à receita. Foi uma maneira que encontraram de fortalecer sua própria dieta: assavam carne de animais abatidos, espetados em suas próprias espadas. Muitos relatos indicam ainda que a prática se dava no território grego — aí surge outra dificuldade, uma vez que a Grécia se encontrava sob domínio do império turco-otomano.

Conheça o Shawarma, a sensação fast-food da culinária árabe

Fast-food saudável

Mas de que efetivamente é feito o shawarma? Basicamente, estamos falando de uma carne assada ou grelhada, que acrescida de salada e molho especial, serve de recheio a um pão árabe. Também podem ser acrescidas iguarias da culinária do oriente médio, o que só enriquece o sabor do prato.

Um ponto que certamente contribuiu com a popularização da receita é sua praticidade: ela é considerada um fast-food. Mas, ao mesmo tempo em que é uma comida rápida, acaba sendo uma opção muito mais saudável do que outras do gênero.

Sucesso pelo mundo todo

O fato de contar com uma grande comunidade árabe, fez com que o brasileiro adquirisse gosto pela culinária de lá. Isso se deu especialmente em São Paulo, que conta com a maior concentração brasileira de imigrantes da Arábia e todo Oriente Médio.

Mas saiba que a onda do shawarma atingiu também o interior, como não poderia deixar de ser. Em Indaiatuba, você pode conferir essa delícia no Restaurante Sal Árabe Esfiha. São três opções de sabores: shawarma de carne, frango e falafel — uma receita feita à base de grão-de-bico. Todas elas levam molho especial, alface, tomate, cebola e picles. Tudo prensado na chapa.

Agora que você já conhece esse prato, não fique na vontade. Afinal, se os maiores heróis do planeta Terra merecem um shawarma, é porque o sabor deve chegar a sua altura! Experimente!

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 883 - Centro - Indaiatuba/SP - CEP.: 13330-210 - Telefone/Delivery: (19) 9.8996-5095 ou (19) 3801-5024

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat