BioExtratus
BioExtratus
Conheça o que é o Éclair

Conheça o que é o Éclair

No Brasil é conhecida como ‘bomba’ de chocolate, você já experimentou?

Conhecido pelo seu formato longo, o Éclair ou bomba de chocolate é um doce de confeitaria feito com massa de farinha de trigo, idêntica à de choux. O nome éclair deriva da palavra em francês para relâmpago e, assim como o nome “bomba” no Brasil, diz respeito ao fato de, à primeira mordida, o doce “estourar” na boca com seu recheio cremoso.

Mas, peraí, na tradução do dicionário francês, éclair significa relâmpago. Então porque é também o nome do doce?

Conheça a história do Éclair ou Bomba de Chocolate

Voltemos ao século XVIII em Lyon. Ali havia um doce muito conhecido e já muito consumido chamado Les Ducheses feito de uma massa pré-cozida chamada pâte a choux modelada com o saco de confeiteiro no formato de um dedo, assada e enrolada em praliné de amêndoas (amêndoas crocantes cozidas em caramelo). Não se sabe ao certo quem o inventou, mas o que se sabe é que,;de uma versão inovadora desse doce surge a éclair que conhecemos hoje.

Mas a história não para por aí. Na verdade quem o renovou foi nada mais nada menos que o maior especialista em pâte a choux que existiu – Antoine Careme. Foi ele que, já no século XIX, trouxe a perfeição do éclair recheado de créme patissière ou créme chiboust e coberto com fondant de açúcar.

O doce, porém, apesar da inovação continuava com o nome original: Les Ducheses, 20 anos depois da morte de Careme é que surge o nome éclair numa propaganda do doce nas patisseries francesas da época. O que se dizia, segundo os anúncios, é que as pessoas viessem provar as deliciosas Ducheses que de tão boas se comia num relâmpago.

Da frase original surgiu o seguinte dito francês: “Et un bon éclair se dévore toujours en un éclair!” (E uma boa bomba se devora sempre em um relâmpago – em português).

Todo o ano acontece um concurso em Paris para eleição do melhor éclair au chocolat do ano. Por isso  quando  for  a Paris dê uma pesquisada para saber qual a vencedora do ano.

Conheça a história do Amadeu Restaurante

Quando a família Furlan chegou à Indaiatuba, trouxe consigo uma tradição. Imigrantes italianos, logo lançaram-se à agricultura, transformando a região em enormes cafezais. Pedro Virillo, que deu nome à rua do restaurante, inaugurou esta pequena história particular, da qual faz parte o Sr. Amadeu. Ele foi o primeiro proprietário deste sítio, comprado em 1945 e inspirou sua família neste empreendimento,;que resgata e renova suas tradições em cada prato de seu peculiar cardápio, cheio de boas lembranças e inovações.

Sobre o Chef Igor Furlan

O Chef Igor Furlan, idealizador do restaurante e neto do “Sr. Amadeu”, formou-se em hotelaria com especialização em gastronomia. Com passagem por renomados restaurantes da capital paulista e cursos no exterior,;retornou a Indaiatuba para transformar em novos sabores sua rica vivência na gastronomia mundial.


Confira também:

Gastronomia estrelada na Ilha da Madeira

Postar fonte : https://goo.gl/VcNttN

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Virillo, 467 – Jd. Santiago – Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-545 - Tel.: (19) 3875.6061

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat