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Concorrência: 5 dicas para evoluir seu negócio por meio dela
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Concorrência: 5 dicas para evoluir seu negócio por meio dela

Entender o comportamento de quem divide o mesmo mercado é essencial para traçar boas estratégias

Quando se entra em uma competição o foco é ganhar – e isso é normal. Porém, ao se tratar de duas empresas disputando por um nicho de mercado a análise não é tão simplista assim. Mais do que vencer a concorrência, é preciso compreendê-la e tirar dela pontos positivos para evoluir seu negócio. Então, listamos abaixo 5 formas de usar a concorrência a seu favor.

Identifique pontos fortes, resolva os fracos

Os concorrentes podem ser uma referência para você entender melhor as fraquezas da empresa e detectar o que tem de positivo em relação aos demais. Isso vale para tudo, desde qualidade dos materiais ou dos profissionais envolvidos até a estrutura disponível e estratégias de marketing. Ao fazer isso, você também poderá ter insights de como trabalhar em cima dos pontos fracos de outros negócios e conquistar mais espaço no segmento.

Refine suas ações de marketing

Os anúncios estão em todo lugar. Do smartphone até o vidro traseiro do ônibus (busdoor). Agregue valor ao produto ou serviço fazendo uma boa pesquisa do que as empresas estão produzindo no quesito publicitário e demais ações. Em seguida, pense no público-alvo do negócio e busque ações assertivas. Muitas vezes o que é preciso não é quantidade, mas uma estratégia bem definida e executada com qualidade.


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Não copie, analise e inove

Observe e absorva, entretanto, não faça tudo igual. O intuito de prestar atenção e investigar o que a concorrência faz serve de inspiração para ir mais longe. Ideias boas podem gerar ideias melhores. Portanto, ao compreender o que está sendo oferecido dentro do segmento, é possível incrementar o produto ou serviço e estar um degrau acima.

Fique à frente do paradoxo da escolha

O objetivo aqui é ser relevante. Com o boom da internet, a concorrência de alguns segmentos aumentou drasticamente. Não se compete somente com quem está na mesma região, mas também com outras empresas que realizam trabalhos ou vendem produtos via web. Dessa forma, o seu negócio tem que ser parte da vida do seu público-alvo ativamente. Quanto mais opções para escolher, mais difícil é se decidir. Então, destaque-se e envolva-se.

Encontre parcerias

Nem sempre os concorrentes devem ficar distantes. De repente, empresas de mesmo nicho e com produtos da mesma linha – e, muitas vezes, não idênticos – podem se juntar em ações para gerar audiência e retorno para ambos. Por exemplo, uma empresa de cookies pode lançar uma edição especial com gotas de chocolate de outra marca conhecida. Ou companhias do ramo da higiene podem se juntar para oferecer um pacote promocional com vários produtos.

Por fim, se você já ficou com a pulga atrás da orelha e está pensando em como aplicar essas dicas, não deixe de procurar empresas com experiência e conhecimento no assunto, como a MMídia. A soma de soluções inteligentes e estratégias bem executadas é a trilha do sucesso.

*Texto produzido e otimizado por Armazém da Notícia.


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