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Comunicação interna: como ela pode melhorar os resultados em sua empresa

Comunicação interna: como ela pode melhorar os resultados em sua empresa

Saiba como funciona a comunicação interna e o quanto ela pode influenciar positivamente no sucesso de sua empresa, desde que feita corretamente

Conseguir realizar uma comunicação externa efetiva é uma das principais preocupações das empresas. Quando essa tarefa é bem realizada, consegue trazer ótimos resultados, além de contribuir com a construção de uma boa imagem da marca/empresa para com seus clientes/consumidores.

Mas, o que muitas empresas acabam se esquecendo é que a comunicação interna deve receber o mesmo cuidado e eficiência do que a externa. Segundo um estudo realizado com mais de 300 organizações ao redor do mundo, chegou-se à conclusão de que as mais bem sucedidas tinham em comum uma comunicação interna eficiente.

Portanto, preparamos abaixo algumas dicas de como otimizar sua comunicação interna. Além de sugestões de onde investir — sem necessariamente gastar muito.

A importância da comunicação interna

Uma boa comunicação interna visa manter alinhadas as propostas da empresa com o que ela pratica. Ou seja, seus colaboradores devem agir da maneira como é propagada a organização externamente.

Assim, além de fazer com que trabalhem alinhados, os colaboradores tendem a atuar coletivamente. E um grupo fortalecido tende a gerar resultados positivos.

Além dessa cultura corporativa, também há o estímulo do bom comportamento por conta dos colaboradores. Uma vez que estão claros dentro da empresa suas diretrizes, visão e valores, o funcionário costuma agir dentro daquela linha estabelecida.

Comunicação Interna: Como ela pode melhorar os resultados em sua empresa por Mídia Crawl

Como melhorar a comunicação interna

Tendo em vista o quão importante é a comunicação interna, é importante se atentar para algumas ações que podem potencializar sua prática.

Criar canais de comunicação

É importante estabelecer os espaços onde os colaboradores poderão se comunicar. Isso pode ser feito por meio da criação de um plano de comunicação interna para a empresa. Aí, de acordo com as possibilidades financeiras e estruturais, decide-se o que será colocado em prática.

Garantir o acesso à informação

Também é fundamental fazer com que a informação chegue de maneira clara para todos. Esse cuidado deve ser tomado na criação do plano de comunicação — todos os funcionários têm acesso a um e-mail interno, Whatsapp e telefone? Qual a linguagem que vai ser utilizada?

Permitir que diferentes áreas da empresa utilizem os canais

Cada empresa define quem será responsável pela comunicação interna: o RH, o marketing ou uma outra área focada nesse tipo de comunicação. Mas, isso não impede que mais de um setor atue com a comunicação: o que precisa ficar bem claro e definido é quem é responsável pelo quê, para que não haja confusões quanto à organização e responsabilidade de cada um.

Estimular a interação entre os colaboradores

A comunicação pode acontecer também entre diferentes setores. Isso vai fazer com que todos se sintam acolhidos por essa forma de se comunicar. Também vai contribuir para a criação de um clima mais amigável e saudável — mas é preciso tomar cuidado para que não desvie o foco principal, que é a comunicação de assuntos pertinentes às atividades.

Escutar o que os colaboradores têm a dizer

A comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, é fundamental que além de permitir que os colaboradores falem, também sejam ouvidos. Ou seja, deve haver um espaço para contar com o feedback dos funcionários. E fazer com que se sintam confortáveis em se utilizar deste espaço.

Sugestões econômicas de atuação na comunicação interna

Tendo em vista a criação do plano de comunicação de sua empresa, é necessário decidir quais meios serão utilizados. Isso vai depender da disponibilidade financeira, de estrutura, de mão-de-obra, etc. Mas há algumas opções às quais você pode recorrer sem que precise investir muito.

  • Murais internos;
  • Intranet;
  • E-mail marketing;
  • Newsletters impressas ou digitais;
  • Grupos de Whatsapp/Telegram;
  • Páginas nas redes sociais;
  • TV Corporativa.

Uma empresa que pretende se alinhar com o público consumidor tem que estar alinhada dentro de si, antes de tudo. Deixando isso bem claro, sua comunicação será tão efetiva quanto você quiser.

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