BioExtratus
BioExtratus
Como harmonizar vinhos com comida japonesa

Como harmonizar vinhos com comida japonesa

É fã da bebida, mas não sabe se ela combina com a gastronomia oriental? Para mostrar que essa dupla pode dar certo, o restaurante Daisho ensina como harmonizar vinhos com comida japonesa

Se você é adepto da culinária japonesa deve saber que o saquê está entre as bebidas mais pedidas na hora de acompanhar algum prato. Mas, o que talvez você ainda não saiba é que o vinho pode render uma experiência surpreendente. Se você ficou curioso para entender como essa dupla pode dar certo, confira agora as dicas do Daisho e aprenda a harmonizar vinhos com comida japonesa.

O principal desafio dessa combinação é fazer com que a bebida não se sobreponha ao sabor do prato. Aliás, ela deve ressaltar as notas gustativas da comida. Lembre-se que esse tipo de culinária é caracterizado por sabores fortes e presença de condimentos, portanto, tenha cautela.

Espumantes

Os espumantes podem ser considerados os curingas na hora de harmonizar vinhos com comida japonesa. Além de realçar o sabor dos peixes, eles também fazem um contraponto interessante com o adocicado do arroz. Isso ocorre devido a acidez da bebida, que controla a sensação de ardência dos condimentos e corta a oleosidade das preparações fritas (tempurá, guioza e hot rolls, por exemplo).

Nessa mesma linha estão os champagnes e proseccos, que combinam perfeitamente com sashimis e temakis.  

Opte pelos espumantes brancos ou rosés, principalmente os secos, e evite as versões doces.

Vinhos Brancos

Outra aposta que tem tudo para ser certeira é o vinho branco. Há quem diga, inclusive, que ele é a “cara metade” da alga nori, utilizada para fazer os temakis e sushis.

Se essa for a sua opção, eleja um rótulo leve, com uma estrutura mais aromática e de acidez elevada. Essa é uma maneira de não encobrir o sabor dos pratos leves, como sushis e sashimis.

No que se refere às frituras, o vinho branco ajuda a cortar a oleosidade e a refrescar o paladar.

Vinhos tintos

Essa é a harmonização mais delicada e que, portanto, merece ser feita com cuidado. Por possuir acidez elevada, ele não vai bem com sabores muito fortes, como o wasabi. Por outro lado, o vinho tinto faz uma ótima combinação com pratos que levam shoyu no preparo, como shimeji e yakissoba. Mas,

Caso opte por um Malbec, um vinho mais marcante e com característica mais mineral, aposte nos pratos quentes com carne de porco; a bebida ajudará a quebrar as fibras do alimento, facilitando a digestão.   

Agora que já sabe como harmonizar vinhos com comida japonesa, que tal experimentar e descobrir como essa combinação funcionará em seu paladar?

ParceirosDaisho
Av.: Cel. Antônio E. do Amaral n 320
ITAICI - Indaiatuba/SP

(19) 3801.0405
www.daishorestaurante.com.br
daishojapanesefood
daishorestaurante

 

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat