BioExtratus
BioExtratus
Silenciosa e perigosa: saiba como evitar o surgimento de cárie no dente
Crédito da foto para rawpixel.com from Pexels

Silenciosa e perigosa: saiba como evitar o surgimento de cárie no dente

Entenda como a saliva e a alimentação podem ajudar na prevenção desse mal

Ela chega silenciosa e, de repente, provoca uma explosão de dor. A cárie dental é uma doença ocasionada por diversos aspectos, relacionados tanto a má higiene bucal, conjuntos de bactérias e, até mesmo, a alimentação. Em decorrência de cáries não tratadas surgem sensibilidade nos dentes, danos sérios ao esmalte e até abscessos.

Menos comum entre bebês e idosos, a cárie tem uma forte relação com a dieta. Isso ocorre porque alimentos que contém muitos carboidratos – sobretudo açúcar e amido – também são digeridos pelas bactérias presentes na boca, causando a produção de ácidos que formam uma placa e começam a corroer o dente.

De acordo com a dentista da Sorridents, Flora Minitti, esse tipo de alimentação também desequilibra o PH bucal. “A saliva tem a função do tamponamento da cavidade bucal e equilibrar seu PH evitando a proliferação de organismos danosos à saúde bucal. Quando a dieta é rica em carboidratos a saliva não consegue agir, deixando os dentes mais suscetíveis”, explica.


Leia mais:

4 dicas para fazer os pequenos perderem o medo de ir ao dentista

Você sabe o que é periodontia?

A importância da radiografia panorâmica no tratamento odontológico


Cuidado com as mamadeiras

O consumo de bebidas açucaradas por bebês e crianças deve receber sua devida atenção. Muitas vezes os pequenos acabam dormindo depois de se alimentar ou fazem isso durante a noite. A falta de limpeza da gengiva ou dos dentinhos também pode acarretar cárie no dente e danificar de maneira severa sua estrutura. Por isso, o ideal é limpar a gengiva com gaze, caso se trate de bebês muito novinhos, ou escovar os dentinhos com uma escova macia.

Prevenção e tratamento

Recorrer a meios não tradicionais para se livrar da dor de dente é um erro. Ao longo de décadas pessoas buscam soluções alternativas como uso de álcool, sal, cravo e pomadas milagrosas. Isso não resolve e pode piorar ainda mais a situação. Dessa forma, o dentista é o profissional capacitado para detectar a origem da dor e tratá-la de forma adequada.

Portanto, para evitar a cárie, Flora Minitti recomenda buscar alimentos que ajudam no equilíbrio do PH. Folhas verdes escuras, peixes e ovos são alguns exemplos. Por fim, é de suma importância a escovação correta, com uso de fio dental e antisséptico bucal, além de visitar o dentista regularmente.

A Sorridents detém todas as ferramentas e expertise necessárias para manter sua saúde bucal em ordem. Faça-nos uma visita!

*Texto produzido e otimizado por Armazém da Notícia


Leia mais:

Ortodontia para adultos: nunca é tarde para um sorriso perfeito

5 motivos para fazer uma limpeza nos dentes agora!

Odontologia estética garante um sorriso mais bonito


 

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat