BioExtratus
BioExtratus
Coluna Rota Educacional: Somos modelos sim!

Coluna Rota Educacional: Somos modelos sim!

Banner Postagem Rota Educacional

Incrível como vamos percebendo em pequenos detalhes como influenciamos as pessoas ao nosso redor, especialmente as crianças.

Da mesma forma que as observamos para as compreendermos melhor, elas em nós reparam para também entenderem as nossas ações.

Elas nos observam, nos admiram, nos repetem…

Dias atrás quando dirigia para casa em companhia da minha filha, escutamos o barulho da sirene e era o carro do Corpo de bombeiros em disparada. Ela então, falou “ Deus abençoe, tomara que não tenha acontecido nada grave”. Fiquei muito surpresa, pois essa fala sempre foi minha e agora ela também faz uso dela.

Também tempos atrás fui no aniversário da minha sobrinha Kelryn. Acabei de chegar e ela perguntou: “__ Hoje tem textão, tia?”, referindo-se à minha mania de escrever algo para os aniversariantes da família. Mas o que me deixou mais feliz foi que em cima do bolo estava avela do seu batizado. Ela também aderiu ao meu ritual de colocar em cima do bolo, além da vela da idade, a vela do batismo. Uma tradição que faço desde o 1º ano da minha filha Raphaela.

Pequenos gestos e palavras reforçam que estamos sendo observados o tempo todo. As crianças observam para compreenderem o mundo ao seu redor e vão buscando respostas para as suas dúvidas e incompreensões nas pessoas mais próximas a elas.

E indo mais longe, torna-se preocupante o que as crianças estão colhendo em suas observações …

Que percepções estão captando em seu meio familiar?

Que respostas estão tendo quando observam sobre justiça, ética e verdade?

Que modelos estão copiando quando investigam a respeito de política, tecnologia e solidariedade?

Que reações têm obtido quando observam sobre o respeito às minorias, aos pedintes na rua e aos idosos?
Que ideias estão compartilhando sobre administração de conflitos, retomada e revisão de erros, capacidade de tolerância?

Lembremos: elas nos observam, nos admiram, nos repetem…

Rosangela Silva Coluna Roda Educacional Foto de Perfil

 

ROSÂNGELA SILVA, responsável pela coluna ‘Rota Educacional’ é pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Metodologias da educação à distância. Atua há quase 30 anos na área da educação passando pela sala de aula, coordenação e direção. Realiza cursos e palestras e tem como hobby escrever crônicas e poesias (Blog Encucações educacionais e algo mais www.mrosangela.blogspot.com e Mulher na direção www.facebook.com/mulheresnadirecao/).

 


Leia também:

https://www.revistadavila.com.br/meu-filho-nao-quer-ir-para-a-escola/

https://www.revistadavila.com.br/volta-as-aulas-dicas-para-adaptacao-das-criancas/

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat