BioExtratus
BioExtratus
Coluna CriativHarmos: Musicalização Infantil

Coluna CriativHarmos: Musicalização Infantil

Samara Pignatelli

Musicalização, conhece? Se ainda não, chegou o momento de se informar e se desenvolver através da introdução musical.

A musicalização nas escolas atualmente não tem sido só um divertimento mas um aprendizado, a introdução dessa prática tem sido cada vez mais buscada atualmente, pois são importantes também para o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio linguístico e a memória, e tudo isso é essencial ao futuro de nossas crianças, podendo assim obter vários ganhos pedagógicos.Coluna CriativHarmos: Musicalização Infantil

Mas o que é musicalizar?

Musicalizar uma criança na minha opinião é um processo de construção musical, é despertar nela a sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.

A brincadeira é um grande estímulo para o desenvolvimento afetivo, para coordenação motora, percepção auditiva, para socialização, entre muitos outros benefícios, trazendo uma forma de musicalizar através da vivencia sonora e rítmica realizadas, introduzindo jogos e brincadeiras.


Leia mais:

 Coluna CriativHarmos: A Melodia Está Morrendo

 Coluna CriativHarmos: Kit de sobrevivência do Violonista e Guitarrista


Musicalização no Brasil

Mas infelizmente em nosso país não se tem uma cultura musical infantil apropriada que proporcione as crianças mergulhar no universo musical de forma condizente.
Contudo, como educadora uma das tarefas as quais me dedico é desconstruir essa música comercial que é apresentada as crianças e trazer a verdadeira essência e vivencia musical.

Coluna CriativHarmos: Musicalização Infantil

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” – Rubem Alves.

Sobre a Colunista

Samara Pignatelli

Samara Pignatelli, professora de Musicalização e Piano do Centro Musical Harmos. Formada na área administrativa com ênfase no comércio exterior, Samara está em formação na Pedagogia através do centro universitário UNICESUMAR. Já realizou curso de Canto – IASP/ UNASP – e curso de Regência – Nabor Pires de Camargo. Com mais de 10 anos de experiência em corais, fundou na igreja que frequentou por mais de 20 anos, um coral infantil, atuando e desenvolvendo suas habilidades vocais, de regência e em suas relações interpessoais, está mais do que preparada para atuar como professora de Musicalização, aqui, no Centro Musical Harmos.

 

 

 

 

.


Continue lendo:

 Topázio Cinemas pré-estreia de Coringa

 Pets nos escritórios ajuda a reter e atrair talentos

 Qual o tema preferido das crianças?


Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat