Coluna Criativharmos: Hino Nacional

Coluna Criativharmos: Hino Nacional

Ao içar ou arrear a bandeira Nacional o hino deve ser cantado. Nas aberturas oficiais de eventos o Hino é cantado sempre com a Bandeira Nacional colocada num mastro ou na falta do mesmo, segurada nas mãos de forma visível.

Pois é… Vem aquele ditado popular “na teoria é maravilhoso, mas na prática nem sempre se faz o que foi dito”.

Eu, como professor de música que há muitos anos ensinava todos os Hinos Pátrios nas Escolas, agora aposentado, observo: uma tristeza, uma lastima, não vou falar aqui em porcentagem, mas posso arriscar que a população brasileira na sua grande maioria não sabe cantar o Hino Nacional e muito menos os demais Hinos.

Ao assistir a abertura de grandes eventos, como futebol, vôlei, basquete, na execução do Hino Nacional, a câmera de vídeo vai mostrando o semblante dos jogadores, comissão técnica; todos calados, olhando de um lado para o outro, conversando, enfim, desconhecendo a postura cívica de respeito que nesse ato é obrigatório e não conseguem cantar nada do hino.

E se não bastasse, essas imagens, vemos e ouvimos um público totalmente alheio àquele ato solene, fazendo a maior algazarra e muitas vezes cantando músicas estranhas.

Como na vida tudo há tempo de corrigir, venho aqui sugerir alguns itens que julgo importantes para corrigir essa vergonha.

Qual seria a solução?

Hino Nacional, bem como todos os outros hinos comemorativos,;pode ser ensinado por um Técnico em Música desde os primeiros anos de escolaridade, olhando as atitudes, postura e respeito ao ser cantado.

Que um técnico em Música seja solicitado pelos clubes esportivos,;para ensaiarem os atletas, bem como toda a comissão técnica, a cantar o Hino Nacional e também explicar como que deve ser a postura física nesse momento.

Que seja oficializado um CD com a gravação do Hino Nacional,;gravado por um coral e que a letra fosse cantada de forma limpa e clara,;sem o lirismo empregado por alguns estilos. O Hino sempre deve ser executado na integra e não só a primeira parte, como já se acostumou.

Pedir a um locutor de voz firme, segura e convincente que antes da execução do Hino,;fale a todos os presentes que fiquem em pé e cantem na postura física de respeito e de “peito aberto” o Hino Nacional ou se não souber,;ouçam em pé e em silencio. Mas,

Coloco-me como professor de música à disposição de clubes e escolas para ensinar; e falar sobre os hinos e mostrar a postura correta e cívica quando da execução.

Reinaldo Leanza

PROFESSOR DE CANTO

Vindo de uma família de músicos, Reinaldo Leanza sempre esteve envolvido no meio artístico. Entre as suas formações estão, Licenciatura em Música (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Licenciatura em Educação Artística (Centro de Artes da UNAERP); Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente; Licenciatura em Pedagogia com Especialização em Administração Escolar. Mas,

Reinaldo é o fundador e músico trumpetista do conjunto musical “Os Marcantes” (Campinas-SP) e Regente de coral feminino com 60 vozes. Por décadas atua como professor musical, passando por instituições de ensino como o Colégio Culto à Ciência; Conservatório Maestro Julião (professor de instrumentos complementares, história da música, prática instrumental); Faculdade de Educação Artística (UNOESTE); com disciplinas de folclore, história da música e teoria musical, entre outros locais.

Fundador, Diretor Proprietário, Professor de Técnica Vocal da Escola Livre “Música Viva” de Presidente Prudente, organizador de eventos musicais e formador de diversas bandas infantis e adolescentes. Reinaldo Leanza complementa a família Harmos com uma brilhante carreira.


Leia também:

http://www.revistadavila.com.br/coluna-criativharmos-academia-auditiva-por-bruna-kohler/

http://www.revistadavila.com.br/dicas-para-ser-um-musico-requisitado/

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat