BioExtratus
BioExtratus
Coluna Criativharmos: Banda Seasons

Coluna Criativharmos: Banda Seasons

Fala galera, hoje nós falaremos do processo que uma banda passa, desde a preparação de repertório até o momento de subir no palco, muitas coisas ocorrem durante esse processo, ficou curioso?

Aguenta aí e fica com a gente que hoje falaremos um pouco sobre a banda Seasons, banda que está ligada ao Centro Musical Harmos.

Centro Musical Harmos

O nome Harmos vem de origem grega de Harmonia, que, por definição do dicionário, trazem os seguintes significados: 

Combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer; Ausência de conflitos, paz, concórdia.

Conformidade entre coisas ou pessoas, concordância, acordo.

Conjunto de sons relacionados que produzem sensação agradável ao ouvido; Conjunto de regras da tonalidade (‘sistema’).

O Centro Musical Harmos aplica os conceitos de harmonia no seu ambiente, misturando música, artes, cultura e idiomas, com um ambiente familiar e agradável. A aplicabilidade deste conceito vem para para atingir o principal objetivo do centro musical, a valorização de pessoas.

Bandas na escola

Desde o início a Harmos teve a preocupação em poder levar uma experiência a mais para os alunos, experiência que muitas vezes eles acabam não tendo ao longo dos seus estudos,;que é essencial para sua formação, estamos falando de formação de bandas na escola. Tal prática traz muitos benefícios aos alunos, como a sensação de tocar com mais pessoas,;aprender a ouvir outros instrumentos, pensar como um grupo, além do desenvolvimento de suas habilidades,;da aplicabilidade de conceitos teóricos voltados para a prática do instrumento na banda.

O Centro Musical Harmos organiza o Encontro Musical Harmos e a Audição Harmos,;que funciona desta maneira, são formadas bandas entre alunos e professores, assim eles podem ter essa experiência, além de receber orientações de professores que lidam com isso diariamente!

História da Seasons

A princípio era desejado uma banda que pudesse representar a Harmos na cidade e região,;que atendesse a cidade diante de suas necessidades ligada a eventos, as casas de shows e etc, e com isso o seguinte pensamento surgiu, “Porque não montar uma banda Harmos?”.

E aí então surge a Seasons, mas com isso queríamos manter a ideia de poder levar essa experiência para alunos juntos a outros professores. Assim além da experiência de palco eles poderiam aplicar o que aprendem e aprender mais ainda dividindo esse espaço com os professores.

Hoje a Seasons conta com uma formação diferenciada do que vimos normalmente no mercado musical, nesse momento ela conta com três professores e dois alunos. Os professores são Geilson Santos (Violão), Gaudiê Otero (Guitarra), Yuri Gavira (Bateria), e os alunos Otávio Augusto (Vocal) e Lucas Oliver (Contrabaixo).

Apesar da banda existir a pouco tempo já tem mostrado tamanha seriedade diante de eventos grandes e tradicionais para cidade de Indaiatuba e região,;já acumula algumas participações em eventos como, o Festival tradicional Japonês-Matsuri, Marco (Colégio Objetivo), NIPO-Acenbi,;Cabeça de Dinossauro (Colégio Objetivo), Encontro Musical Harmos entre outros. Seguindo o nosso objetivo, falaremos um pouco de todo esse processo de preparação com banda, desde os ensaios até a subida ao palco.

Funcionamento dos ensaios

Bom, não é tão simples conciliar os horários de ensaio com a agenda pessoal de cada integrante,;e nessa precisamos conciliar os horários de estudo dos alunos, professores, aulas e principalmente do estúdio Harmos. Então não é tão simples, até o mês de janeiro desse ano nós mantínhamos apenas 1h de ensaio por semana,;e tínhamos como objetivo ensaiar 3 a 4 músicas por semana. Mas,

Era apenas o que dava devido o compromisso de cada integrante que acabava sendo limitado em tempo. Então procurávamos sempre deixar as músicas prontas, cada integrante estudava em casa e quando íamos ensaiar,;apenas ensaiávamos mesmo, caso alguma música não saísse ai daríamos uma atenção especial. Mas como último plano, a princípio era deixar tudo pronto em cada ensaio, não usamos cifras, decoramos todas as informações das músicas, trazemos prontas para o ensaio. Mas,

O que também não é tão simples, porque conforme mais músicas são tiradas, mais informações vão sendo guardadas e as antigas precisam ser mantidas….

Isso não é fácil com apenas 1h de ensaio, e como precisávamos montar um repertório,;não tínhamos tempo para passar as antigas, então toda semana tirávamos as novas e a tarefa de não esquecer as antigas ficava sob a responsabilidade de cada integrante, o resultado foi que conseguimos dar conta,;cada um se empenhou ao máximo e conseguimos alcançar nosso objetivo, não esquecer o que já foi trabalhado e sempre estar trabalhando coisas novas. Mas,

Planejamento

Sempre é feito um planejamento, nunca tomamos as decisões sem antes ter um planejamento por trás, por exemplo, gêneros que trabalharemos; as músicas que serão ensaiadas semanalmente; a quantia que queremos almejar em determinado tempo; e a quantia de tempo em ensaio antes de apresentações. Tudo isso nos traz uma segurança, e sabemos se está tudo sob controle ou não, se as coisas estão ao nosso alcance ou não. Mas,

Bom dado isso, agora podemos partir para o momento do Show, que também não é só chegar e tocar, mas pelo contrário, os trabalhos continuam!

O grande dia

Bom depois de tanto trabalho, o que mais queremos é subir ao palco,;poder mostrar o que preparamos, interagir com o público; gastar nossas energias; curtir o momento; mas…antes disso ainda tem mais trabalho! Vamos relatar o que ocorreu na terça de carnaval, onde tocamos num evento no The Hops Tape House. Mas,

Para esse evento conseguíamos ter um tempo maior de ensaios;e tivemos que preparar um repertório de 3h em 4 semanas. Atendendo um público que vai desde crianças até os adultos, não foi nada fácil, pelo contrário foi dolorido. Tivemos que ter um planejamento novo de ensaios,;de quantidade de músicas a serem trabalhadas por semana entre outras coisas,;como conciliar a agenda de aulas e pessoal de cada integrante…

Mas enfim conseguimos, e como eu disse, no dia, os trabalhos não param,;logo no período da manhã precisávamos levar os equipamentos para o local, então retiramos tudo do estúdio, Mesa de som, caixas de som, Microfones, apoios para os instrumentos e outras coisas. Mas,

Tudo estava programado, 12h montávamos, as 13h passávamos o som,;as 14h iniciava o evento, e as 15h iniciávamos o show. Deu tudo certo, tocamos, finalizamos o show,;e logo depois iniciou o processo novamente,;desmonta e traz os equipamentos para o estúdio e monta-os, pois, no dia seguinte teria aula. Isso é um resumo de tudo que ocorre nos bastidores até o grande dia!

Gostaríamos de agradecer a todos que vem nos acompanhando diante de nossos shows, nosso muito obrigado, e quem quiser seguir no facebook, é só procurar por Banda Seasons ou Centro Musical Harmos. Mas,

Obrigado galera, nos vemos por ai!

Banda Seasons.


Leia também:

Coluna CriativHarmos: Por quê escolher a música?

Qual é a origem do samba?

 

 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

1 Comment

  1. Pingback: Atualização da coluna CriativHarmos | Centro Musical Harmos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat