BioExtratus
BioExtratus
Certificação: um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Certificação: um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Conheça os principais exames de proficiência internacionais e entenda seu funcionamento

Estamos interligados. Dados, negócios e pessoas se movimentam com mais facilidade a cada dia. E, nisso tudo, comprovar a fluência em outra língua pode ser um dos requisitos. Em razão disso, muitas instituições de renome internacional têm exames que geram certificação de proficiência em idiomas. Entretanto, você precisa saber escolher o certificado que mais se ajusta às suas necessidades.

O inglês e o espanhol são os idiomas mais estudados como segunda língua no mundo. Por isso, vamos focar neles. A maioria das certificações avaliam os falantes com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, sigla em inglês):

NíveisSubníveis
A (Básico)A1 – Iniciante
A2 – Básico
B (Usuário Independente)B1 – Intermediário
B2 – Independente
C (Proficiente)C1 – Proeficiência operativa eficaz
C2 – Domínio pleno

Leia mais:

 4 Dicas para otimizar o aprendizado do idioma

 Espanhóis x Portugueses: espanhol fluente se torna diferencial com fortalecimento de empresas latino-americanas

 Como aprender uma nova língua pode influenciar no seu sucesso profissional


Claro que os institutos fazem algumas adaptações, a depender do foco do exame e da sua localização. Um certificado de proficiência pode ser requisitado no âmbito corporativo ou, por exemplo, em processos de admissão e de bolsas de estudo. Assim, é fundamental que se verifique quais certificados são aceitos e qual nível de domínio da linguagem que é requerido. Confira abaixo alguns dos principais certificados internacionais:

Let’s speak English

Uma das certificações mais requisitadas no âmbito acadêmico, aceita em 10 mil universidades e instituições de 150 países. Serve ainda para processos migratórios, na emissão de vistos de residência ou de trabalho. O teste é elaborado pela ETS (Educational Testing Service) e o formato mais comum é o TOEFL IBT que é aplicado via internet, em centros autorizados, e dispõe de provas de leitura, capacidade auditiva, fala e escrita.

Desenvolvido também pela ETS, é um certificado com fins corporativos. Todo ano são aplicados cerca de 7 milhões de testes que seguem a mesma linha que o TOEFL, só que com temáticas mais voltadas para situações do dia a dia e mercado de trabalho.

Com 2,5 milhões de testes realizados anualmente, o certificado IELTS é elaborado pela Cambridge English. Os exames são divididos em dois tipos, o Academic, feito para ingressantes estrangeiros em universidades no exterior, e o General Training, indicado para processos de imigração. Têm provas de leitura, capacidade auditiva, fala e escrita. No Brasil é aplicado pelo British Council.

 ¿Hablas español? 

Certificação outorgada em nome do Ministerio de Educación y Formación Profesional de España pelo Instituto Cervantes. São aplicados três tipos de exame: A1-B2, C1 e C2. Cada um tem seu formato exclusivo, além de contagem de pontos mínima para ser considerado apto e receber o certificado. As provas são de leitura, compreensão auditiva e interação oral.

Elaborada também pelo Instituto Cervantes, em parceria com 75 universidades de vários continentes, é uma certificação concedida via exame online, realizado em centros autorizados. São seis modalidades de teste. As provas são de leitura, compreensão auditiva e interação oral.

Você já está pensando em ingressar nessa jornada? Seja um cidadão do mundo, faça uma visita ao Yázigi.

*Texto produzido e otimizado pelo Armazém da Notícia


Leia mais:

 Ação do Yázigi Indaiatuba mostra às crianças o verdadeiro sentido da Páscoa

 Evite os vícios de pronúncia no Inglês


 

Sobre o Autor

Pioneirismo é a marca registrada do YÁZIGI em mais de seis décadas de história. As aulas são dinâmicas e baseadas em assuntos do dia a dia. Desta forma, centenas de milhares de alunos conseguem aprender mais rápido associando o idioma a situações do cotidiano. O principal objetivo é fazer o aluno pensar, interpretar e falar em outra língua sem notar que está aprendendo. Passeios ecológicos, festas e projetos culturais fazem parte do aprendizado.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat