BioExtratus
BioExtratus
Certificação: Um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Certificação: Um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Certificação: um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Conheça os principais exames de proficiência internacionais e entenda seu funcionamento

Certificação: um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

Estamos interligados. Dados, negócios e pessoas se movimentam com mais facilidade a cada dia. E, nisso tudo, comprovar a fluência em outra língua pode ser um dos requisitos. Em razão disso, muitasde proficiência em idiomas. Entretanto, você precisa saber escolher o certificado que mais se ajusta às suas necessidades.

O inglês e o espanhol são os idiomas mais estudados como segunda língua no mundo. Por isso, vamos focar neles. A maioria das certificações avaliam os falantes com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, sigla em inglês):

NíveisSubníveis
A (Básico)
A1 – Iniciante
A2 – Básico
B (Usuário independente)
B1 – Intermediário
B2 – Independente
C (Proficiente)
C1 – Proficiência operativa eficaz
C2 – Domínio pleno

 


Veja também:

Act To Impact: Yázigi inicia mais uma ação em prol do meio ambiente

Elementos fundamentais da aprendizagem personalizada

Lição de casa também é assunto para os pais



Claro que os institutos fazem algumas adaptações, a depender do foco do exame e da sua localização. Um certificado de proficiência pode ser requisitado no âmbito corporativo ou, por exemplo, em processos de admissão e de bolsas de estudo. Assim, é fundamental que se verifique quais certificados são aceitos e qual nível de domínio da linguagem que é requerido. Confira abaixo alguns dos principais certificados internacionais:

Let’s speak English

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

Uma das certificações mais requisitadas no âmbito acadêmico, aceita em 10 mil universidades e instituições de 150 países. Serve ainda para processos migratórios, na emissão de vistos de residência ou de trabalho. O teste é elaborado pela ETS (Educational Testing Service) e o formato mais comum é o TOEFL IBT que é aplicado via internet, em centros autorizados, e dispõe de provas de leitura, capacidade auditiva, fala e escrita.

  • TOEIC (Test of English for International Communication) 

Desenvolvido também pela ETS, é um certificado com fins corporativos. Todo ano são aplicados cerca de 7 milhões de testes que seguem a mesma linha que o TOEFL, só que com temáticas mais voltadas para situações do dia a dia e mercado de trabalho.

  • IELTS (International English Language Testing System)

Com 2,5 milhões de testes realizados anualmente, o certificado IELTS é elaborado pela Cambridge English. Os exames são divididos em dois tipos, o Academic, feito para ingressantes estrangeiros em universidades no exterior, e o General Training, indicado para processos de imigração. Têm provas de leitura, capacidade auditiva, fala e escrita. No Brasil é aplicado pelo British Council.

Certificação: um mundo de oportunidades para estudantes de idiomas

¿Hablas español? 

  • DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Certificação outorgada em nome do Ministerio de Educación y Formación Profesional de España pelo Instituto Cervantes. São aplicados três tipos de exame: A1-B2, C1 e C2. Cada um tem seu formato exclusivo, além de contagem de pontos mínima para ser considerado apto e receber o certificado. As provas são de leitura, compreensão auditiva e interação oral.

  • SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua espanhola)

Elaborada também pelo Instituto Cervantes, em parceria com 75 universidades de vários continentes, é uma certificação concedida via exame online, realizado em centros autorizados. São seis modalidades de teste. As provas são de leitura, compreensão auditiva e interação oral.

Você já está pensando em ingressar nessa jornada? Seja um cidadão do mundo, faça uma visita ao Yázigi.


Outros assuntos:

Educação como propulsor da Inovação

Coluna Organizer: Organizando as malas de viagem


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat