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Crie uma campanha de marketing pelo WhatsApp agora!

Crie uma campanha de marketing pelo WhatsApp agora!


Já falamos sobre a relevância do WhatsApp no nosso dia a dia, inclusive nossa prioridade quase sempre às mensagens de voz, escritas ou mesmo às chamadas pelo aplicativo de mensagem instantânea. Hoje, trazemos dicas de estratégias de marketing pelo WhatsApp.


Uma das grandes vantagens do WhatsApp em relação aos outros meios de comunicação, como o telefone, é que embora ele esteja relacionado a uma comunicação rápida, o usuário escolhe a melhor hora para se comunicar, evitando o desconforto de fazer uma chamada em um momento inadequado para a outra parte. Por isso, ele se tornou o principal meio de comunicação para muito brasileiros. Acompanhe as dicas da Mídia.Crawl para estreitar o relacionamento com o cliente e criar uma estratégia de marketing pelo WhatsApp.

Dados

Uma pesquisa realizada pela DataFolha apontou que 71% dos usuários no país usam o aplicativo para trocar mensagens pessoais ou confidenciais,;assuntos íntimos, informações de saúde, documentos ou informações financeiras. Conversas sobre temas profissionais também apareceram com frequência nessa lista. E não é difícil de entender o porquê: quantas vezes você usou o recurso para marcar ou desmarcar um compromisso, tirar dúvidas sobre um serviço ou finalizar uma compra?

Crie uma conta no WhatsApp Business

No ano passado, o WhatsApp lançou no Brasil a versão Business. Além de profissionalizar o seu contato com os clientes, passando confiança,;a opção para empresários traz algumas vantagens em relação ao aplicativo original.

A primeira diferença é que você pode inserir no perfil informações essenciais do seu negócio, como: endereço, site, email, segmento e horário de funcionamento. Outra vantagem é o envio de mensagens automáticas enquanto fora do horário de funcionamento. Para facilitar ainda mais a organização, ele dá a possibilidade de utilizar tags para identificar as conversas;(por exemplo, “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente”).

Outra grande facilidade é que com a versão business você consegue mensurar alguns dados de envio e leitura de mensagens. Essas estatísticas podem ser bastante úteis para otimizar as suas ações.

Saiba como instalar

Se você já usa o aplicativo no seu negócio, pode simplesmente migrar o número para essa versão. Se você ainda mistura seus negócios com conversas pessoais no WhatsApp, está na hora de profissionalizar. Com o WhatsApp Business, você pode manter o cadastro de seu número de celular independente do seu pessoal; basta cadastrar o número fixo de sua empresa.

(Paradinha para uma experiência pessoal. Aqui na Mídia.Crawl adquirimos uma linha Skype e na hora de adicionar o WhatsApp estranhamos na hora que ele solicitou o envio de um SMS para confirmação. Felizmente, após permitir o envio ele disponibilizou a opção “Me ligue”. Logo, uma mensagem gravada chamou e informou 6 números necessários para ativar o WhatsApp Business)

Por fim, lembre-se que atualmente a versão está disponível apenas para usuários Android. Então, se você pretende aderir a essa dica, providencie um aparelho com esse sistema.

Conheça a preferência do cliente

Ao utilizar o aplicativo para o seu negócio, você estará criando um novo canal de comunicação com o cliente. Através dele poderá dar suporte, tirar dúvidas, efetuar vendas ou criar estratégias de marketing pelo WhatsApp para divulgar as novidades da sua loja.

Ótimo! Mas, como já dissemos, essa se tornou a primeira forma de comunicação entre muitas pessoas; pode ser que muitos se incomodem quando números desconhecidos começarem a bombardear sua caixa de entrada.

Está aí um ponto que merece atenção: antes de usar o cadastros de todo os seus clientes para criar uma lista de transmissão no seu WhatsApp,;que tal selecionar apenas aqueles com os quais você já teve algum tipo de contato através do aplicativo?

Aos demais, vale dar a opção para o cliente na hora do cadastro, para que diga se deseja ou não receber contato via WhatsApp. Assim, você criará uma lista de contatos que realmente tem potencial para gerar bons leads. (Não precisamos nem falar que assim como no e-mail marketing, comprar uma lista de contatos está totalmente fora de cogitação, não é mesmo?)

Não abuse

Se o WhatsApp é o seu novo canal de comunicação, lembre-se que ali se aproximar do cliente de forma pessoal, tirar suas dúvidas; ou efetuar vendas com mais agilidade devem ser suas prioridades.

Algumas empresas já usam o conceito de e-mail marketing pelo WhatsApp para enviar ofertas e novidades. A ideia é até legal e pode gerar vendas. Mas, lembre-se que estamos lidando com um canal de comunicação instantânea de uso pessoal; ninguém gosta de receber ofertas e mensagens desnecessárias a todo instante. Para que isso não aconteça e o seu número seja bloqueado e “odiado”, faça envio de ofertas e promoções somente quando elas forem extremamente interessantes. Quando o fizer, comunique e não seja invasivo.

Tenha em mente que, embora as transmissões sejam cômodas, as mensagens pessoais vão atingir em cheio o coração do cliente. Tente ser objetivo e deixe que o consumidor lidere a conversa. Se você nunca obteve a resposta de um cliente — nem um mero emoji — talvez ele esteja te ignorando. Já pensou nisso?

O WhatsApp é importante, mas não único

Sim, o recurso é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus produtos e serviços. Mas, em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing.

Por exemplo: para permitir que os seus clientes fechem compras diretamente pelo WhatsApp, providencie um catálogo com seus produtos (pode ser PDF, landing pages ou até mesmo ecommerce).

Ademais, o aplicativo somente funciona quando conectado à internet e nem sempre essa é a realidade do seu cliente. Se o motivo do seu contato for uma urgência (uma entrega na qual o cliente não se encontra, a confirmação de um dado para envio, etc.), lembre-se que existem outros meios de comunicação.

Se você quer incluir o marketing pelo WhatsApp na sua estratégia digital, chama no WhatsApp da Mídia.Crawl (19-4042-0897) que a gente te ajuda!

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