BioExtratus
BioExtratus
Califórnia roll: a adaptação ocidental do sushi

Califórnia roll: a adaptação ocidental do sushi

A invenção cativou o público e virou item indispensável nos cardápios dos restaurantes japoneses

 

Que a culinária japonesa é muito apreciada no Brasil, ninguém tem dúvida. Foi na década de 1990 que os produtos e pratos típicos do Japão começaram a aparecer mais na rotina dos brasileiros e se tornaram uma paixão com o crescente número de restaurantes especializados nesta culinária.

 

Entre a grande variedade de opções no cardápio, com pratos quentes como o yakissoba e o tempurá e frios como sashimis e temakis, os brasileiros caíram na graça do Califórnia roll já que agregar a fruta ao prato principal também é um costume da cozinha brasileira.

 

Origem

Esse sushi não foi criado no Japão. O Califórnia roll, apesar de levar o nome do estado norte-americano, foi inventado em Vancouver, no Canadá, pelo chef Hidekazu Tojo como uma forma de adaptar o sushi ao gosto dos canadenses e americanos que frequentavam seu restaurante.

 

Por isso, ele inverteu o lado do sushi, deixando a alga, chamada nori, em contato com as frutas e frutos do mar, enquanto que o arroz, chamado gohan, ficou do lado de fora, sendo também salpicado com gergelim, tornando-o ainda mais saboroso.

 

E pela criação dessa iguaria, em 2016, o chef recebeu o título de embaixador cultural, uma das maiores honras do Japão e que poucos estrangeiros detêm.

 

O diferencial da fruta

O destaque principal do Califórnia roll é o adocicado da fruta, podendo ser abacate ou manga, se misturando com o gohan, a nori, o pepino e o kani kama ou salmão. A culinária japonesa é composta por peixes, frutos do mar, arroz e vegetais, sendo considerada muito benéfica para a saúde. E apesar do Califórnia Roll ser uma invenção ocidental, é um sushi que agrega os vantagens nutricionais das frutas.

 

Além de sabor e texturas agradáveis, o abacate é rico em vitamina E, antioxidantes, fibras, além de ter a substância beta sitosterol, responsável no controle do hormônio do estresse. Já a manga tem antioxidantes, fibras, enzimas e é rica em vitamina A. A fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater a prisão de ventre e tem ação fotoprotetora melhorando a saúde da pele.

 

Que tal aproveitar essa delícia na próxima ida ao Daisho?

Texto produzido e otimizado por Armazém da Notícia.
Crédito foto: Benith on VisualHunt / CC BY-NC-SA

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat