BioExtratus
BioExtratus
Calendário de vacinação do idoso 2017/2018

Calendário de vacinação do idoso 2017/2018

ImunoVacin alerta sobre a importância da vacinação do idoso

A vacinação do idoso está diretamente relacionada com a melhor qualidade e expectativa de vida.

No Brasil, a expectativa de vida ao nascer já ultrapassa os 74 anos. Mas a equação que aponta um incremento na taxa de longevidade da população só faz real sentido se acrescentarmos a ela o coeficiente da qualidade. O envelhecimento está relacionado à maior ocorrência de doenças degenerativas. E, contra elas, a ciência tem se dedicado a buscar meios para o controle ou a cura. No tocante às imunizações, o futuro é hoje – doenças que impactam sobremodo a vida de idosos já podem ser prevenidas ou amenizadas com o auxílio de vacinas.

O principal objetivo do profissional de saúde que atende o indivíduo idoso deve ser a promoção do envelhecimento bem-sucedido. Tornando-se um envelhecimento associado ao baixo risco de doenças e/ou incapacidades funcionais a elas relacionadas. Assegurando, dessa maneira, o melhor bem-estar possível.

Vacinação do idoso contribui para prevenção

A prevenção de doenças infecciosas insere-se nesse contexto ao possibilitar a redução da morbimortalidade e a melhoria da qualidade de vida. Logo, à proporção que se desenvolvem novas vacinas, que a cobertura vacinal de crianças se mantém em níveis bons ou satisfatórios, e que a população vive mais. Faz-se necessário que a saúde se volte para a imunização de adultos e idosos.

As alterações imunológicas associadas ao envelhecimento ou imunossenescência fazem aumentar o risco de infecções. Que, em idosos, podem ser associadas com declínio funcional inespecífico e comorbidades, com manifestações clínicas diversificadas. Promovendo nesse grupo populacional maiores taxas de hospitalizações e morbimortalidade. Mas,

Esses são alguns dos aspectos que justificam a imunização como parte fundamental dos programas de prevenção e promoção da saúde do idoso. Além disso, muitos indivíduos com mais de 60 anos encontram-se ainda em franca atividade profissional. Com responsabilidades e contribuindo na renda familiar. Mas,

Portanto, seu adoecimento pode acarretar, além de absenteísmo e prejuízo financeiro, a transmissão de doenças infecciosas à sua família. Situação que pode prejudicá-lo ainda mais no trabalho. Devido à necessidade, muitas vezes, de acompanhar o familiar doente.

Outros aspectos importantes são: a proximidade entre avós e netos, sendo as crianças importantes agentes transmissores de doenças infecciosas. As mudanças nos padrões da sexualidade, com o consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre os maiores de 60 anos. Por isso fique atento (a) ao calendário de vacinação do idoso. Entre em contato com a ImunoVacin para manter as suas ou de quem ama em dia:

Calendário de vacinação do idoso 2017

Calendário de Vacinação Idosos 2017/2018 - Imuno Vacin

 

Imuno Vacin
Centro Médico São Camilo

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat