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Café vira matéria-prima para itens de beleza

Café vira matéria-prima para itens de beleza

Empreendedores apostam nas propriedades do café para desenvolver cosméticos voltados aos cuidados pessoais

 

Rico em nutrientes e propriedades benéficas à saúde, as funcionalidades do café vão muito além da bebida e podem trazer diversos benefícios também em outros formatos. Um dos segmentos que tem explorado cada vez mais as qualidades do café e seus derivados, é a indústria da beleza. Mas isso não é novidade. No século XIX, os russos ofereciam em suas casas de banho, grãos de café para massagem em seus clientes, com intuito de uma leve esfoliação utilizando o óleo natural do fruto.

Atributos da cafeína 

Estudos agrícolas, químicos e farmacêuticos encontraram na cafeína atributos eficientes para hidratação, anti-oxidação e fortalecimento de pele e cabelos. E já são várias as opções disponíveis no mercado de cosméticos que levam a semente da bebida mais consumida do mundo como matéria-prima.

Em Curitiba, a Mensch, marca de cosméticos masculinos, está preocupada em oferecer o melhor em inovação e sustentabilidade. Então apostou em componentes mais naturais. Assim desenvolveu uma linha exclusiva de itens para barba, pele e cabelo, produzidos a partir da semente de café verde. Os produtos utilizam em suas composições o óleo de café arábico, extraído do grão ainda verde. Antes de passar pelo processo de torrefação que o deixa apropriado para beber.

“Repleto de componentes antioxidantes, tonificantes e antissépticos como os ácidos graxos e a Vitamina E; a presença do óleo garante uma ação anti-inflamatória, antiedema e hidratante para a pele; revitaliza auxilia no processo de crescimento da barba; além de combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento e dando um aspecto mais natural à pele”. Explica Michael Neves, diretor da Mensch. 

Café em cosméticos 

Outro exemplo do aproveitamento da semente de café em cosméticos é a parceria entre o grupo Café do Moço e a L’odorat – Saboaria & Cosmética Artesanal; que originou uma linha especial de sabonetes esfoliantes, feitos com as borras de café que sobram nas cafeterias do grupo (Barista Coffee Bar).

“O produto é biodegradável, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. E o café funciona como o agente esfoliante da composição”. Comenta Estela Cotes, sócio proprietária do Grupo Café do Moço. 

Além disso, devido ao seu processo artesanal de produção, o sabonete acaba preservando a glicerina. Que é um item essencial para a hidratação da pele. Já que nos sabonetes industriais acabada sendo substituída por produtos químicos.

“O Brasil é responsável por aproximadamente um terço de toda a produção de café mundial. E os benefícios para a rotina de cuidados pessoais e linhas de produção são focadas na sustentabilidade. Assim os cosméticos elaborados a base de café se destacam e ganham espaço nesse setor da economia. Se mostrando uma ótima opção para dar um novo destino ao que não era aproveitado e gerar novas possibilidades e modelos de negócios para o café. Além da indústria alimentícia”, completa Estela Cotes.


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