BioExtratus
BioExtratus
Cabelos Oleosos: saiba quais são os cuidados necessários

Cabelos Oleosos: saiba quais são os cuidados necessários

Os cabelos oleosos sempre exigiram um pouco mais de cuidado — assim, decidimos reunir as melhores dicas para dar fim a esse problema em seus fios

Quem tem cabelos oleosos sabe como é difícil mantê-los bem cuidados. É preciso evitar alguns tipos de produtos, tratamentos e hábitos para que o problema não se agrave. Além disso, ainda é necessário manter um cuidado redobrado sobre a saúde dos fios. E fica muito mais complicado fazer tudo isso sem as devidas orientações.

Por isso, a Bio Extratus preparou um guia de como lidar com as madeixas oleosas: desde o que causa a produção de óleo em excesso, às práticas que contribuem para o aumento desse problema. Além, é claro, de algumas boas dicas para dar um fim à oleosidade capilar. Então, vem conferir o que separamos para você.

 

Cabelos Oleosos: qual a causa?

A oleosidade do couro cabeludo é um efeito natural do corpo humano. Na verdade, cabelos oleosos costumam se manter mais hidratados — pois a oleosidade produz uma espécie de capa sobre os fios, evitando, assim, a perda de água dos mesmos. Porém, as glândulas sebáceas podem sofrer alguma alteração e aumentar essa produção de sebo. Nesse caso, além do aspecto gorduroso e de sujeira, pode haver alguma complicação maior.

São diversos os fatores que podem contribuir com alterações na produção de oleosidade: desde alterações na produção de hormônios — aumento nos hormônios masculinos e decréscimo nos femininos; uso de diferentes tipos de remédios, como os anticoncepcionais; alterações nos níveis de humor, causados pelo estresse; má alimentação; até o aumento na temperatura.

Cabelos Oleosos saiba quais são os cuidados necessários por Bio Extratus

Práticas que contribuem com a oleosidade

Cabelos finos, lisos e curtos costumam ser mais oleosos por natureza. Mas, além das causas naturais, os fios oleosos também podem piorar de acordo com alguns hábitos praticados. Confira se você tem contribuído com o aumento da oleosidade de seu cabelo:

Má alimentação

Manter uma alimentação baseada em alimentos muito gordurosos pode influenciar a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo; bem como o consumo de refrigerantes, muito açúcar e sal. Então, mantenha a dieta em dia, com alimentos como cenoura, espinafre, laranja e morangos. Eles ajudam a manter a nutrição e boa circulação nos fios.

Lavar o cabelo excessivamente

Os cabelos oleosos podem ser lavados diariamente, desde que não fiquem em contato excessivo com a água. É importante que a lavagem seja feita corretamente para que uma pequena camada de óleo ainda se mantenha sobre os fios, o que irá protegê-los. Portanto, nada de banhos muito longos.

Secador de cabelo muito quente na raiz

Evite utilizar o secador de cabelo diretamente na raiz dos cabelos. Esse aumento no calor também incentiva o aumento da produção de óleo pelo couro cabeludo. Assim, se for utilizar o secador, procure usar uma temperatura mais amena.

Produtos na raiz capilar

Se for utilizar condicionadores, máscaras capilares ou outros produtos semelhantes no cabelo, se atente à um detalhe importante: não os utilize diretamente sobre o couro cabeludo. Essa prática também tende a aumentar a produção de sebo capilar, além de contribuir com a má nutrição dos fios.

Banhos muito quentes

Como dito anteriormente, o calor influencia diretamente na oleosidade produzida nos fios. Assim, evite também os banhos em água quente. Água fria ou morna vai amenizar a produção de óleo no couro cabeludo. Agora, se não for possível evitar o banho quente, tente ao menos fazer o último enxágue com uma temperatura menor.

Piscina/Banho de mar

Os produtos químicos e os altos índices de sais presentes em piscinas e no mar também não ajudam muito o cabelo nessa situação. Por isso, sempre que possível procure lavar seus cabelos com água doce, em temperatura ambiente.

Escovar/mexer demais nos cabelos

O atrito aumenta a produção natural da oleosidade capilar. Desse modo, evite escovar demais os fios, ou, ainda, ficar passando a mão entre eles.

Como tratar os cabelos oleosos?

Além de evitar e tomar cuidado com as práticas mencionadas anteriormente, há outros tipos de cuidados que podemos ter com os cabelos excessivamente oleosos.

Uma dica são as linhas especializadas em tratamento desse tipo de cabelos, como a Botica Arnica da Bio Extratus. Desenvolvida para combater o excesso de oleosidade, e trazer de volta o brilho, balanço e a força natural do cabelo, ela utiliza as propriedades adstringentes da arnica para limpar profundamente sem agredir os fios.

Sendo assim, mantenha as boas práticas indicadas em nosso texto, e a sua saúde capilar vai agradecer. Dê adeus aos cabelos oleosos e tire esse problema da sua cabeça — literalmente!

Sobre o Autor

Distribuidora Aliança Indaiatuba e Região - Endereço: Avenida João Ambiel, 1541 - Jardim Portal dos Ipês - Indaiatuba/SP - CEP.: 13348-863 - Tel.: (19) 3318-1631

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat