BioExtratus
BioExtratus
Black Friday: conheça a origem desta data

Black Friday: conheça a origem desta data

Você sabe onde nasceu a Black Friday? Quando veio para o Brasil? Por que tem esse nome? Fique por dentro dessas e de outras curiosidades sobre a data

Nos últimos anos se tornou normal, e até um costume, esperar pelo fim de novembro para realizar compras com bons descontos. A Black Friday se transformou em uma das mais celebradas datas comemorativas do calendário comercial. A prática é muito comum nos EUA, onde está atrelada ao feriado de Ação de Graças e a chegada do Natal. Mas, o que o Brasil tem a ver com isso?

Saiba agora onde nasceu a Black Friday, porque se tornou tão popular e como veio parar aqui. Além disso, confira algumas curiosidades relacionadas a essa data.

O que é a Black Friday?

A expressão Black Friday nasceu nos EUA, mais precisamente em 24 de setembro de 1869. Naquele dia, dois especuladores tentaram tomar o mercado de compra e venda de ouro na Bolsa de Nova York. Graças a Jay Gould e James Fiks, o governo americano precisou intervir para corrigir a distorção nos valores. Assim, a oferta de matéria-prima foi elevada, os preços caíram, e muitos investidores foram à falência.

Ainda que de forma pejorativa, o termo Black Friday (sexta-feira negra, em português) começou a ser efetivamente utilizado pela polícia da Filadélfia. Chamavam assim a sexta-feira posterior ao dia de Ação de Graças, tradicional feriado norte-americano. Devido ao grande fluxo de carros causado pelas compras de Natal, que se iniciavam nessa data, apelidaram assim aquele dia “obscuro”.

Por muito tempo, o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) era realizado na última quinta-feira do mês. Porém, a pedido de comerciantes, o presidente Franklin Roosevelt e o congresso americano determinaram, em 1941, que o feriado seria na quarta quinta-feira do mês de novembro. Assim, ficou definida também quando seria a Black Friday.

Mas nem sempre essa sexta-feira foi conhecida em todo o território norte-americano. Só na década de 90 é que o termo se popularizou e levou comerciantes do país inteiro a oferecer grandes descontos por um dia.

Black Friday: conheça a origem desta data

Black Friday no Brasil

A partir de 2001 a Black Friday se tornou a maior data comercial dos EUA. Tamanho sucesso não poderia deixar de repercutir internacionalmente. Assim, a data que marca o início das compras para o Natal se popularizou em países como Reino Unido, Austrália, México, Costa Rica, Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil.

Aqui em terras tupiniquins, a data passou a ser celebrada em 2010, mesmo sem a existência do Dia de Ação de Graças. Agora, já em sua nona edição, a estimativa é que sejam movimentados mais de R$ 2,43 bilhões somente em compras pela internet.

Curiosidades relacionadas à Black Friday

Existem alguns fatos curiosos que cercam a existência da Black Friday. Listamos abaixo alguns dos mais intrigantes, embora alguns sejam apenas especulação popular, sem quaisquer fontes oficiais.

Big Friday

Na década de 60, os comerciantes americanos queriam se desvencilhar da alcunha negativa que o termo Black Friday carregava. Assim, passaram a chamar a data de Big Friday — uma tentativa que não colou.

Going Back to Black

Alguns anos depois, o termo Black Friday passou a ser associado com “voltar ao azul” — going back to black, em inglês —, que é manter resultados positivos devido ao grande volume de compras feitas nesta data. Assim, a sexta-feira negra passou a ter uma conotação mais positiva.

Maior dia de compras nos EUA

Embora hoje seja consolidado como o maior dia de compras no mercado americano, levou um tempo para a Black Friday ser reconhecida assim. Por muito tempo, o sábado era o dia favorito dos consumidores para darem início às compras de Natal.

Embora gigante, a Black Friday não é o maior dia de vendas no mundo

O grande dia para a glória dos comerciantes chineses também acontece em novembro, mas nunca na quarta sexta-feira do mês. O dia 11 do mesmo mês é o dia dos solteiros, quando o mercado movimenta um volume financeiro sete vezes maior do que o da Black Friday americana. Para se ter uma ideia: só neste dia, as vendas atingem quase o dobro do faturamento anual do e-commerce brasileiro. É o maior dia de vendas do mundo.

Agora que você já conhece por completo o nascimento e origem da Black Friday, vá se planejando para as compras. Procure saber mais sobre o(s) produto(s) que deseja adquirir: conheça as marcas, os modelos, as vantagens e desvantagens. Pesquise por sites com boa reputação em serviços de satisfação do consumidor. Sempre desconfie de descontos exagerados demais. Munido de todo esse cuidado, só lhe resta fazer boas compras!

Sobre o Autor

Pioneirismo é a marca registrada do YÁZIGI em mais de seis décadas de história. As aulas são dinâmicas e baseadas em assuntos do dia a dia. Desta forma, centenas de milhares de alunos conseguem aprender mais rápido associando o idioma a situações do cotidiano. O principal objetivo é fazer o aluno pensar, interpretar e falar em outra língua sem notar que está aprendendo. Passeios ecológicos, festas e projetos culturais fazem parte do aprendizado.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat