BioExtratus
BioExtratus
Bem-vindo junho …. por Coluna Cozinhatividade

Bem-vindo junho …. por Coluna Cozinhatividade


E com ele as deliciosas festas juninas, que vão muito além de bandeirinhas e balões usados nas decorações. Tem danças e músicas típicas, roupas características e não podemos esquecer JAMAIS das deliciosas comidas que só de pensar já dão água na boca. E claro, por aqui falaremos especialmente dessas delícias, e tem uma receita especial de Arroz Doce.


Bem Vindo Junho- Comida Típica de Festa Junina por Coluna Cozinhatividade Chef Karina Bertocco

O que não pode faltar em uma festa junina aqui no Brasil? O que vem na sua cabeça quando você lembra dessas comemorações? Na minha cabeça a primeira coisa que vem é arroz doce. Eu adoro, aqueles com MUITA canela, portanto, sem leite condensado por favor, mas isso obviamente é particular, cada um tem as suas preferências.

Bem Vindo Junho- Comida Típica de Festa Junina por Coluna Cozinhatividade Chef Karina Bertocco

O que mais não pode faltar?

Quentão, vinho quente, pinhão! 
Pipoca, milho, paçoca. 
Canjica, pamonha, cocada e quem sabe uma rapadura! 
Doce de abóbora, amendoim, maçã do amor… 
Espetinhos, pastéis, hot dog e até curau. 
Bolo de milho, pé de moleque, bolo de fubá… 
BRIGADEIRO e claro, uma fogueira!

São tantas delícias que quando vou em uma festa Junina nem sei por onde começar… Mentira! Sei sim… No arroz doce! E por falar nele, que tal uma receita simples, rápida, prática e deliciosa?

Então vamos lá…

Ingredientes

1 xícara de arroz branco lavado 
2 xícaras de água 
2 xícaras de leite integral 
1 ½ xícara de açúcar 
1 pitada de sal 
3 cravos 
Pedaços de casca de limão (opcional) 
Q.B. canela em pau 
Q.B. canela em pó

Modo de Fazer

Primeiramente, em uma panela, coloque o arroz lavado, a água, uma pitada de sal, casca de limão, canela em pau e os cravos. Deixe cozinhar em fogo médio. Espere ferver e abaixe o fogo até secar o arroz, cuidado para não queimar.

Em seguida, retire a canela em pau, as cascas de limão e os cravos.

Logo depois, adicione o açúcar e o leite já aquecido; mexa e aguarde ferver.

Depois que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até obter um caldo um pouco mais grosso. Desligue o fogo e coloque em uma travessa ou porcione em forminhas individuais.

Se quiser servir ele geladinho, leve a geladeira por umas 4 horas.

Por fim, na hora de servir, polvilhe a canela em pó e se joga…

Sobre a Colunista

Eu sou Karina Bertocco e um detalhe importante que diz muito da minha personalidade é sobre minha origem, da qual me orgulho muito. Venho de uma família italiana do bairro da Mooca em São Paulo, de tal forma que desde pequena me realizo na cozinha ajudando as minhas avós a fazer um delicioso Gnocchi, ou o maravilhoso Crostoli Italiano, massa fresca ou até mesmo um simples bolo de chocolate. Eu sou completamente apaixonada por cozinha e na arte de receber pessoas, qualidade que com certeza herdei dos meus pais que são excelentes anfitriões.

Para me profissionalizar portanto, cursei gastronomia na Anhembi Morumbi em São Paulo, trabalhei no;Clube Med em Trancoso, na cozinha do grupo Leopoldo em São Paulo, fui sócia proprietária de restaurante também em São Paulo e;hoje em dia da Karina Bertocco Gastronomia em Indaiatuba/SP. Também, fiz cursos de panificação e confeitaria na Levain (SP), de confeitaria na Escola do Diego Lozano, fiz um curso de harmonização na Le Cordon Bleu;em Paris e um curso de Massas e Pizzas na Accademia Europea di Firenze na Itália. Tive a oportunidade de viajar por 25 países (por enquanto), o que agregou e agrega muito na minha profissão.

Em Síntese, Acompanhe toda semana a Coluna Cozinhatividade e
saiba mais sobre o assunto neste link

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat