BioExtratus
BioExtratus
Ctrl+Play: 5 atividades para melhorar a concentração infantil

Ctrl+Play: 5 atividades para melhorar a concentração infantil

Ctrl+Play apresenta 5 atividades para melhorar a concentração infantil

“Meu filho é muito desatento”, é uma das queixas mais frequentes dos pais de crianças em idade escolar. Com tantas coisas disputando a atenção da criança: videogames, computador, televisão, celular, como encontrar atividades para melhorar a concentração infantil?

As crianças são ativas por natureza, interessadas em tudo que acontece ao seu redor e têm muita vontade de aprender. Como tudo lhes interessa, às vezes pode ser difícil se concentrar em uma coisa só.

O lado bom da história é que concentração e foco são habilidades que podem ser aprendidas e estimuladas desde cedo. Abaixo, listamos algumas atividades que podem ajudar a criança a aprender a se concentrar. Confira:

Leitura

A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo. Ela estimula a concentração, a imaginação e a criatividade. Lembrando que os livros sempre devem ser adequados à faixa etária da criança.

A leitura pode, inclusive, fortalecer os laços entre pais e filhos: muitos pais gostam de contar histórias aos filhos antes de dormir, e eles gostam de escolher suas histórias favoritas. Crianças pequenas gostam de olhar figuras e imaginar situações, o que deve ser encorajado e incentivado.

Adivinhas e jogos da memória

Adivinhas como “o que é, o que é” obrigam a criança pensar no tema proposto e encontrar uma solução para a questão. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, dedução, observação e atenção aos detalhes.

Jogos de memória também são muito úteis, pois a criança precisará lembrar-se da posição das peças. Para isso, deverá concentrar-se nas figuras, mantendo o foco de forma lúdica. Estes também estimulam a memorização, senso de orientação espacial e identificação de figuras.

Entretanto, não é aconselhável deixar a criança muito tempo sem a solução, ou ridicularizá-la caso não acerte: isso pode desmotivá-la.

Atividades manuais para melhorar a concentração infantil

Toda criança adora atividades manuais – mesmo que isso signifique pintar toda a parede da sala de estar com canetinha. Pintar, desenhar, brincar com massa de modelar são atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Todas essas atividades favorecem a concentração, raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade, imaginação e o desenvolvimento cognitivo.

Prática de esportes

A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida, da infância à maturidade. Mas, especialmente para a criança, a prática de esportes tem imenso valor.

Isso porque a prática de esportes encoraja os pequenos a terem disciplina, perseverança, cooperação, senso de justiça e espírito competitivo, sem contar os benefícios que traz à saúde.

Programação para melhorar a concentração infantil

Já que nem sempre é possível tirar a criança da frente do computador e levá-la a brincar ao ar livre, por que não estimular da melhor maneira o interesse dela pela tecnologia?

Hoje em dia, programar se tornou uma atividade acessível a todos. As crianças podem aprender facilmente a criar seus próprios jogos, estimulando sua criatividade e o raciocínio lógico. O aprendizado de programação inclusive pode ajudar a criança a melhorar o desempenho escolar.

Estes exemplos de atividades para melhorar a concentração infantil são simples e fáceis, podendo ser feitos tanto em casa como na escola.

Gostou? 
Quer saber mais sobre a Ctrl+Play?
Agende uma aula experimental gratuita!
Acesse: http://escola.ctrlplay.com.br/agendar-aula-experimental

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat