As diversas faces da cozinha asiática

As diversas faces da cozinha asiática

Conheça as peculiaridades das diversas gastronomias ao qual é atribuído o rótulo de “cozinha asiática”, incluindo países como China, Tailândia, Índia e Japão.

A cozinha asiática é uma paixão do consumidor brasileiro. Assim, a cada dia aumenta a quantidade de restaurantes dedicados a atender essa gastronomia tão peculiar. Mas o termo é muito amplo, e não resume-se apenas ao Japão, como abrange aos peculiares sabores praticados em outros países da região. Confira neste artigo as principais características dos maiores representantes gastronômicos da Ásia: China, Tailândia, Índia e Japão.

China

Como era de se esperar de um país de proporções continentais, a cozinha chinesa é extremamente vasta. Isso tanto no que tange aos ingredientes e modos de preparo das receitas. A sofisticação da culinária local busca aliar em seus pratos os quatro sabores básicos: doce, salgado, azedo e amargo. Alguns de seus pratos mais conhecidos são os Shop Suey, espécies de fast food de yakisoba vendidos pelas ruas; há também o Pato de Pequim, cuja receita é preparada de maneira extremamente específica, desde a criação do pato aos temperos e forno de preparo; e o Dim Sum, que são pastéis pequenos, preparados no vapor. Outra curiosidade muito difundida no país é o consumo de animais selvagens e insetos.

Tailândia

A culinária tailandesa costuma ser leve e fresca, apesar de abusar dos temperos e ervas aromáticas — especialmente o coentro, a hortelã e a erva cidreira. As cores e a diversidade de sabores e texturas são outra grande característica dessa cozinha. Também há temperos próprios como o kha, que é uma espécie de raiz de gengibre, e o nam pla, que é um molho feito com peixe formatado. A receita mais conhecida do país é o Pad Thai, do qual já falamos um pouco antes.

Índia

Existem dois fatores que influenciaram e influenciam diretamente a culinária indiana: a religião e suas rígidas regras sociais. Assim, é muito raro encontrar qualquer receita que contenha carne bovina no país, por exemplo, uma vez que a vaca é considerada um animal sagrado. Os valores religiosos e os costumes definem o que se pode comer, com quem se pode comer e quem deve preparar as receitas, inclusive. Por conta disso tudo, a gastronomia regional conta com diversas receitas vegetarianas, temperadas com especiarias locais. Também são famosos os pães indianos, que também já falamos anteriormente.

Japão

Talvez a cozinha asiática mais difundida aqui no Brasil, a culinária japonesa tem algumas características bem particulares. Além da grande presença do arroz branco nas receitas, também há grande consumo de macarrão. Isso tudo sem falar nos peixes e frutos do mar, que são a base de quase todos os pratos famosos mundo afora. Dentre eles, podemos destacar os mais conhecidos, como o Sushi, o Sashimi e o Yakisoba. Vale ressaltar também o cuidado que os japoneses dispensam no preparo dos alimentos. Certamente sempre muito frescos, visando extrair deles o máximo de proveito de suas qualidades naturais.

Agora que você conheceu melhor um pouquinho de cada uma dessas diferentes gastronomias, vamos saborear cada pedacinho desse mundo? Portanto, se você estiver em Indaiatuba, o local certo para fazer isso é o Restaurante Asiatique. Então permita-se conhecer os diversos sabores da cozinha asiática!


Leia também:

http://www.revistadavila.com.br/gato-por-lebre-truta-por-salmao/

http://www.revistadavila.com.br/receitas-de-sobremesas-veganas/

 

 

 

Sobre o Autor

Endereço: Rua Pedro Virillo, 467 – Jd. Santiago – Indaiatuba/SP - CEP.: 13339-545 - Tel.: (19) 3875.6061

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat