BioExtratus
BioExtratus
Arquiteta explica sobre Quota Ambiental e conceito sustentável

Arquiteta explica sobre Quota Ambiental e conceito sustentável

Especialista fala sobre a importância de consultoria para situações específicas

O ramo de arquitetura não engloba somente a projeção de plantas, layouts e projetos. Mas também os serviços de consultorias. Estes englobam a procura de auxílio de profissional para situações específicas da obra. Uma vez que os projetos já possuem arquiteto ou engenheiro responsável pelo todo. Uma das funções pouco conhecidas de consultoria é para a aplicação da Quota Ambiental.

De acordo com a arquiteta Bárbara Juliani, do escritório Contraste Arquitetura, a Quota Ambiental é um dispositivo da Lei de Uso e Ocupação do Solo de São Paulo, que foi aprovada em 2016. Ela propõe uma série de paramentos construtivos para as novas edificações da cidade, todos voltados para uma maior conscientização ambiental. “Ela se enquadra no conceito de construção sustentável. O que é uma inovação, por conta do incentivo da prefeitura pela construção que une o verde e a modernidade arquitetônica”, explica a profissional.

Arquiteta explica sobre Quota Ambiental e conceito sustentável

Uma exigência da lei

A Quota Ambiental é uma exigência da lei que se aplica principalmente a empreendimentos de grande porte. E também em terrenos que é preciso mexer nas árvores. “É de suma importância ter um profissional adequado ao lado para prestar consultoria e orientar quando se trata de leis como essa. Assim, o resultado será eficiente tanto para o proprietário, quanto para a cidade e o meio ambiente”, ressalta Bárbara.

Nessa situação, o arquiteto irá direcionar em questão da aplicação de parâmetros construtivos como: fachada verde, muro verde, telhado verde, canteiros, piso permeável e plantio de árvores. Onde cada um destes parâmetros gera uma pontuação, que ao final pode beneficiar o projeto com redução de área permeável.

“Essa redução acaba sendo um benefício para o empreendimento e para a sociedade, pois mesmo tendo menos área verde, haverá alguma outra coisa compensando essa perda. podendo ser um telhado verde ou um piso drenante, por exemplo”, finaliza a arquiteta.

Arquiteta explica sobre Quota Ambiental e conceito sustentável

CONTRASTE ARQUITETURA
http://contrastearq.com.br/
Instagram: @contrastearquitetura


Leia também:

Faça-se a luz: a importância da iluminação em sua festa de fim de ano

Tecnologias contribuem para arquitetura funcional

 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat