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Ansiedade x comida: como lidar com essa relação

Ansiedade x comida: como lidar com essa relação


Você sabia que a sensação de vazio no estômago está dentre as principais características da ansiedade? Esse é um dos motivos pelos quais grande parte da população atingida acaba entrando para o quadro de obesos. Afinal, comer é reconfortante — ou parece que é até o próximo momento de vazio.


Saber como controlar a ansiedade por comida não é tarefa simples. Por isso a relação ansiedade x comida é um tema muito discutido por aqueles que dela sofrem. Está nesse time? Então, acompanhe as 4 dicas da Congelados da Sogra para não colocar a saúde por água abaixo.

1. Mantenha um estoque secreto

Isso mesmo. Pode parecer controverso, mas se a sua crise de ansiedade geralmente busca uma recompensa na comida, esse sintoma não será resolvido de uma hora para a outra. Para que esse quadro mude, você precisará de autoconhecimento, talvez até mesmo do acompanhamento de um psicólogo. Enquanto isso, não sejamos hipócritas: vez ou outra haverá um ataque à geladeira.

Para esses momentos, esteja preparado. Leve em consideração que o nosso centro de recompensa é mais estimulado quando consumimos alimentos ricos em gordura e açúcar e, assim, tenha alguns truques na manga: troque o chocolate ao leite por chocolate meio amargo, farinha de trigo branca pela integral — ou de aveia — e açúcar refinado por outras fontes mais saudáveis.

Se você mantiver esse estoque em dia, evitará momentos de desespero que o levarão a cometer ações que pesarão na consciência mais tarde.

2. Pare de fazer dietas

Um dos grandes causadores da ansiedade e da alimentação compulsiva é justamente a luta contra a balança. E o pior: dieta restritiva aumenta a ansiedade por comida.

Para evitar essa ansiedade e preocupação em torno da sua alimentação, invista em refeições de qualidade. Não pule as refeições principais e invista em lanchinhos intermediários saudáveis se sentir fome.

Ao selecionar o cardápio, não seja extremista e lembre-se de incluir sabores que você gosta para que possa sentir satisfação nesse momento sem gerar ainda mais ansiedade.

3. Mexa-se

E aqui não estamos nem pensando em perder calorias. O intuito dessa dica é fazer com que você mude o foco de atenção da ansiedade. Mexer o corpo alivia muito as tensões do dia-a-dia e estimula a produção de endorfina, que gera tanto prazer quanto comer.

4. Viva o presente

Se decidir comer, coma! Tente manter a mente “limpa” enquanto isso. Ao invés de usar a hora da refeição para “resolver” problemas na sua cabeça, mastigue bem os alimentos antes de engoli-los, sinta os sabores e as texturas. Mas,

Dê um tempo entre as garfadas, assim você perceberá quando está satisfeito e seu estômago também poderá digerir a comida adequadamente. Se comer compulsivamente, repetirá essa ação até sentir um mal estar físico sem volta. Mas,

Agora que você já sabe como driblar um pouco dessa luta ansiedade x comida, que tal começar a olhar para você?

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