BioExtratus
BioExtratus
Como aliviar os efeitos colaterais das vacinas

Como aliviar os efeitos colaterais das vacinas

ImunoVacin localizada no Centro Médico São Camilo, dá dicas de como aliviar os efeitos colaterais e sintomas das vacinas

Alguns sintomas podem ocorrer após a vacinação, como a febre, dor de cabeça, inchaço, vermelhidão e dor no local da aplicação. Estes efeitos colaterais podem surgir até 48 horas após a administração da vacina, ou manifestam-se rapidamente deixando as crianças inquietas e irritadas.

No momento da aplicação da vacina é importante segurar o bebê ou criança com carinho e confortá-lo da melhor forma logo que acabar, uma vez que o incômodo é inevitável.

Para aliviar os sintomas pós vacina, existem algumas dicas, que aliviam o desconforto causado pela vacina.

Vermelhidão, inchaço e dor no local

Estes sintomas são comuns e não são graves, podem causar desconforto e limitar os movimentos durante alguns dias. Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar compressa fria no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. Jamais utilizar compressas quentes. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contato com a pele.

Febre ou dor de cabeça

Após a aplicação de uma vacina pode surgir febre baixa, durante 2 ou 3 dias e também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.

Esses sintomas poderão ser reduzidos com a administração de analgésicos por via oral (sempre seguindo recomendação do pediatra).

Indisposição e cansaço

Para aliviar o mal-estar é necessário comer alimentos leves ao longo do dia,;bebendo sempre muita água ao longo do dia para garantir a hidratação. No caso do bebê, deve optar por dar pequenas quantidades de leite ou papas para evitar a indisposição. O sono também ajuda a recuperar mais rapidamente, sendo por isso também indicado descansar bastante e dormir bem nos 3 dias depois da toma da vacina.

Quando ir no médico

Quando a febre dura mais de 3 dias, quando a dor e vermelhidão no local não passam ao final de 1 semana. Ou quando a criança não consegue comer bem depois de 3 dias é recomendado consultar o médico. Mas,

Alguns médicos receitavam dose preventiva de analgésico antes da aplicação da vacina, porém, conforme estudos que comprovaram que o remédio pode comprometer a efetividade da vacina, esta pratica foi revista. Mas,

Dê qualquer remédio para uma criança ou bebê só depois e somente se necessário, mediante febre ou incômodo aparente. Muito colo, carinho e aconchego costumam funcionar para tranquilizar o bebê e aliviar a irritação da vacina. Lembrando sempre do poder analgésico do leite materno.

Não deixe de vacinar, quem ama vacina!

Localizada no Centro Médico São Camilo, da Rua dos Andradas, 484 – Cidade Nova.
Horário de atendimentos: segunda à sexta: 09 às 20h e sábado: 09 Às 12h. Telefone (19) 3801.4368; está pronta para lhe atender.

Enfermeira Responsável: Fernanda Gomes COREN 163670


Imuno Vacin
Centro Médico São Camilo
Rua dos Andradas, 484 – Cidade Nova I

Indaiatuba/SP
Tel.: (19) 3801-4368
www.imunovacin.com.br
facebook.com/imunovacin/

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat