BioExtratus
BioExtratus
Alimentos ideais para o inverno

Alimentos ideais para o inverno

Banner Cozinhatividade por Cheg karina Bertocco Página de potagem

Estamos no outono e começam a manifestar algumas doenças respiratórias e a tão temida gripe. Então nada mais importante do que turbinarmos nossa alimentação a favor do nosso organismo, fazendo com que ele tenha mais energia para combater essas doenças.

Existem sim alguns alimentos ideais para o inverno, que podem nos ajudar nessa tarefa. E são alimentos fáceis de encontrar, baratos e deliciosos. Ricos em Vitamina C que é uma excelente aliada para combater o vírus. Mas no inverno infelizmente a grande maioria das pessoas acabam sem querer reduzindo a quantidade de Vitamina C ingerida. Uma porque reduzem a quantidade de saladas que normalmente  são ricas em alimentos com vitaminas C como por exemplo tomates, brócolis, repolho, couve, alface, vegetais de folhas escuras em geral, e outra porque costumamos trocar frutas fresquinhas por alimentos quentes e a Vitamina C é muito sensível a altas temperaturas, portanto o ideal é consumir frutas, verduras e legumes crus.

Bebidas

Sucos naturais e fresquinhos também são ótimas opções para esses dias, mas a dica é consumir logo após o preparo para o suco não oxidar e perder a vitamina. Laranja, limão, kiwi, acerola, maracujá, tangerina, morango, abacaxi, caju. Todas as frutas cítricas são excelentes aliadas a nossa saúde. Não podemos esquecer dos chás com hortelã, gengibre, limão e mel né?

Physalis

Tem uma outra fruta originária da Amazônia e dos Andes, hoje muito cultivada na América, na Europa e na Ásia que é o Physalis,;é considerada até uma fruta medicinal que hoje em dia conseguimos encontrar em mercados, feiras e hortifrutis com certa facilidade. Essa fruta, linda, azedinha e deliciosa é rica em Vitamina A,;Vitamina C, ferro, Fósforo,;e é um poderoso estimulante imunológico. Você pode comer ela pura in natura, pode colocar no suco, na salada. Pode também fazer uma geleia (nesse caso tem perda de vitamina por conta da temperatura que ela é submetida para virar geleia),;pode fazer um molho, doces, caldas, e sobremesas no geral. Bombons também são boas opções, pode fazer um drink bem exótico, e até mesmo uma simples conserva. Ela é muito versátil, então aproveite!

Alimentos ideias para o Inverno Coluna Cozinhatividade por Chef Karina Bertocco - Alimentos com Vitamina C

Vitamina C

Também é muito fácil de encontrar suplementos em farmácias, mas nosso organismo é capaz de absorver toda a Vitamina C diária necessária. Então, se você tem uma alimentação saudável e;equilibrada melhor antes de tomar suplementos conversar com um profissional de saúde para não ter excesso de vitamina C que pode causar distúrbios gastrointestinais, e até formação de cálculo renal. Já sua deficiência pode causar uma doença muito séria e fatal que é o escorbuto.

Portanto nada melhor que achar os alimentos ideais para o inverno, o equilíbrio e se beneficiar da Vitamina C para reduzir sintomas de gripe e resfriados, como também para ajudar contra o envelhecimento da pele, para contribuir no aumento da absorção de ferro pelo organismo,;entre outros tantos benefícios comprovados!

Fumantes devem ficar atentos porque a nicotina elimina uma grande quantidade  da vitamina C ingerida. Esse é apenas mais um ponto para você refletir se compensa fumar… Afinal, graças a Deus esse é um vício/hábito que já está fora de moda,;então quem sabe você consegue superar e eliminar isso da sua vida?!  

Sobre a Colunista

Eu sou Karina Bertocco e um detalhe importante que diz;muito da minha personalidade é sobre minha origem, da qual me orgulho muito. Venho de uma família italiana do bairro da Mooca em São Paulo, e desde pequena me realizo na cozinha ajudando as minhas avós a fazer um delicioso Gnocchi, ou o maravilhoso Crostoli Italiano, massa fresca ou até mesmo um simples bolo de chocolate. Eu sou completamente apaixonada por cozinha e na arte de receber pessoas, qualidade que com certeza herdei dos meus pais que são excelentes anfitriões.

Para me profissionalizar portanto, cursei gastronomia na Anhembi Morumbi em São Paulo, trabalhei no;Clube Med em Trancoso, na cozinha do grupo Leopoldo em São Paulo, fui sócia proprietária de restaurante também em São Paulo e;hoje em dia da Karina Bertocco Gastronomia em Indaiatuba/SP. Fiz cursos de panificação e confeitaria na Levain (SP), de confeitaria na Escola do Diego Lozano, fiz um curso de harmonização na Le Cordon Bleu;em Paris e um curso de Massas e Pizzas na Accademia Europea di Firenze na Itália. Tive a oportunidade de viajar por 25 países (por enquanto), o que agregou e agrega muito na minha profissão.

Além dessa matéria, Alimentos ideais para o inverno,
acompanhe também toda semana a Coluna Cozinhatividade e
saiba mais sobre o assunto neste link

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat