BioExtratus
BioExtratus
Os 8 passos para a escolha da decoração do seu casamento

Os 8 passos para a escolha da decoração do seu casamento

Confira 8 passos para a escolha da decoração do seu casamento

  1. Introdução

Depois do pedido feito e aceito o tão sonhado dia esta por vir! A data escolhida e agora é hora de começar os preparativos. São vários os detalhes necessários para fazer desse dia o dia mais especial de sua vida, então é necessário ter tranquilidade e principalmente paciência para fazer boas escolhas.

Escolher decoração de casamento, escolher iluminação e as cores que vão fazer parte desse dia depende do estilo de casamento, e esse estilo deve representar muito bem o casal.

  1. Escolha bem o lugar do casamento

O local do casamento deve ser pensado com carinho pelos noivos, e eles devem escolher um lugar que seja a cara dos dois. Muitas pessoas optam por um casamento mais tradicional, com a cerimônia feita em uma igreja e a festa em um salão de festas escolhido a dedo. Para isso é preciso primeiramente escolher uma igreja e reservá-la com antecedência, pois as mais belas igrejas têm uma enorme lista de espera. Algumas são tão disputadas que o casal deve adaptar a data do casamento de acordo com a disponibilidade de reserva.

Mas como escolher a igreja para se casar? Há aqueles que escolhem determinado local devido ao significado que ele representa para o casal. Porém, isso não é regra. Se não houver algum local com um significado para o casal, escolha uma igreja bonita, onde vocês se sintam bem. Outro ponto importante é o padre que vai celebrar a cerimônia.

A pessoa escolhida para celebrar um casamento deve combinar com os noivos, portanto caso vocês não conheçam o padre, vale a pena bater um papo com ele antes para que ele conheça melhor o casal e prepare uma cerimônia que seja a cara de vocês.

Se o casal não é totalmente tradicional, mas não quer deixar de lado a cerimônia religiosa, outra opção é fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. O primeiro passo é escolher um salão de festas amplo, e que além de ter espaço para as mesas dos convidados, pista de dança e as mesas do buffet, tenha espaço para que a cerimônia seja feita. Esse estilo de casamento é uma opção que poupa os noivos de gastos com igreja, mas para fazer a cerimônia é necessário que haja uma decoração a mais no salão, como altar para os noivos, cadeiras enfileiradas para os convidados e arranjos de flores. Isso tudo pode ser organizado por um cerimonial.

caso vocês queiram fugir dos tradicionais salão de festas e igreja, uma ótima ideia que está em alta é o casamento ao ar livre. São vários os cenários de escolha, mas os sítios, fazendas e praias são os mais escolhidos. Nesse caso, os noivos devem levar em consideração uma coisa muito importante: o clima. Imagine que durante um casamento ao ar livre com uma decoração maravilhosa começa a chover? A dica é escolher uma data com mínima previsão de chuva, mas por precaução é interessante usar toldos na decoração, assim dá para fugir da chuva, caso ela apareça.

  1. Defina um tema ou estilo para o seu casamento

A decoração de casamento reflete muito a personalidade do casal, portanto essa é a hora de os noivos pensarem juntos. Mas como escolher decoração de casamento?

Uma decoração de casamento temática é muito interessante. O casal deve escolher um tema que combine com eles, que tenha algum significado em suas vidas. Por exemplo, se os noivos são apaixonados por música, podem fazer uma decoração desse estilo.

Se o estilo de vocês não é um casamento temático, existem várias decorações interessantes. Se vocês gostam de uma decoração mais luxuosa e tradicional, optem pelo estilo clássico. Muito utilizado nas cerimônias que acontecem na igreja, nele predominam as cores branca e salmão, os arranjos de flores são volumosos e a iluminação é bem aparente, detalhes que fazem com que esse estilo seja bem elegante. Se o casal não é tão tradicional, pode optar pelo estilo vintage. Esse estilo é lindo e combina muito com os casamentos feitos ao ar livre. Sua característica principal são objetos antigos, como louças antigas, máquinas de escrever, telefones antigos, relógios de bolso, guarda-chuvas, entre outros.

A renda é muito usada para decorar e as cores principais são tons de nude e tons pastéis. Em contraste aos dois estilos citados, para casais que gostam de ousar, temos o estilo moderno, que combina muito com os salões de festa. Composto por cores fortes, iluminação marcante, objetos de vidro e formas geométricas variadas, esse tipo de decoração é muito elegante e varia de tempos em tempos, de acordo com as tendências.

  1. Selecione as cores do seu casamento

Depois de escolhida a decoração é a hora de saber como escolher cores para casamento. A escolha muitas vezes é difícil, então a dica é o casal fazer uma lista com suas cores preferidas, assim fica mais fácil. Depois de fazer a lista, a dica é utilizar a roda de cores, uma figura que mostra exatamente as cores que combinam entre si. Assim fica mais fácil combinar as cores que o casal separou anteriormente. Uma vez que a cor principal é escolhida, ela vai aparecer nos mínimos detalhes como nas flores da decoração, nas flores do buquê da noiva, nos convites, na gravata do noivo e em vários outros detalhes. Tudo isso vai fazer com que o grande dia fique ainda mais a cara de vocês!

  1. Saiba como escolher as flores para o casamento

Para dar um ar romântico ao seu casamento, não pense duas vezes e invista em flores. Flores simbolizam o amor, deixam o ar mais leve e perfumado, além de deixar a decoração maravilhosa! Porém, ao investir nesse tipo de decoração, você deve ter em mente a durabilidade das flores, pois você não vai querer vê-las murchas no seu casamento, certo? Flores são partes das plantas que, caso não sejam mantidas nas condições necessárias, murcham facilmente.

Então como escolher flores para casamento? A solução é escolher flores da estação, pois além de serem mais baratas, elas vão permanecer lindas e vão durar o casamento todo.

  1. Pense na iluminação da festa de casamento

Escolher a iluminação para casamento é um fator muito importante. Independente se a cerimônia vai ser durante o dia ou durante a noite, é necessário escolher uma iluminação ideal. Se o casamento for à noite, é essencial o uso de velas. Velas deixam o ambiente mais romântico e com elas a decoração fica linda! Caso o local seja fechado e não permita o uso de velas, uma opção é utilizar velas de eletrônicas.

Além das velas, o resto da iluminação faz toda a diferença. Um local fechado deve ter uma iluminação padronizada com luzes quentes ou luzes frias, nunca as duas juntas. As luzes quentes, como a das velas, deixam o ambiente mais aconchegante. Enquanto as luzes frias ou brancas, apesar de artificiais, iluminam mais o ambiente. Não podemos esquecer também das luzes durante a festa. O local onde o convidado vai dançar deve estar bem equipado com luzes de led e globos de iluminação para deixar todo mundo à vontade para se soltar na pista!

  1. Defina os ornamentos e mobília do casamento

Para escolher os ornamentos e a mobília do seu casamento você vai precisar rever toda sua decoração. O estilo e a cor da mobília vão variar com o estilo de decoração escolhido pelo casal, mas há algumas coisas que geralmente são usadas em todos os estilos.

As cadeiras devem ser bem confortáveis, de preferência com assentos acolchoados. Pois alguns convidados, como os mais idosos, permanecem a maior parte do tempo sentado. As toalhas das mesas devem combinar com as cores das flores presentes nos arranjos e com os outros detalhes da decoração. A sobreposição de toalhas é muito utilizada. Geralmente uma toalha branca menor fica por cima de uma colorida, dando um ar mais elegante à mesa.

  1. Menos é mais!

Vá com calma! Uma decoração minimalista dará um resultado muito mais sofisticado. É importante lembrar que se a cerimônia for à igreja, o local já tem uma decoração própria. Portanto escolha algo mais simples, nada de enfeitar demais o local. Em locais onde não há ornamentação própria como salões de festa e ambientes ao ar livre, você deve ter cuidado para não fazer uma decoração carregada demais. Evite misturar muitas cores vibrantes, muito brilho e muitas estampas. Nesse caso, menos é mais e o equilíbrio é muito importante para não deixar o ambiente pesado.

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat