BioExtratus
BioExtratus
8 Hábitos orientais que você deve inserir na sua vida

8 Hábitos orientais que você deve inserir na sua vida

Conheça agora algumas práticas comuns aos povos orientais, especialmente os japoneses, que podem ajudar a melhorar o seu dia-a-dia

Os povos orientais, em especial os japoneses, são admirados pelos mais diversos aspectos. Desde a alimentação, passando pela grande educação que seu povo demonstra. Isso sem falar nos avanços e domínio tecnológicos que o povo japonês tem. Tudo isso contribui para que o país tenha uma das melhores qualidades de vida do mundo, com uma população que vive por muitos anos – e bem. E são alguns dos hábitos desse povo que contribuem com tudo isso. Portanto, decidimos trazer para você alguns hábitos orientais que você pode incorporar em sua vida. Se dá certo com os japoneses, por que não tentar por aqui também?

Bons hábitos alimentares

Os japoneses encaram os momentos da refeição com muita seriedade. Por conta disso, dão muito valor à esse aspecto. Por isso fazem sempre questão de pratos variados, coloridos, com muitas frutas, verduras e legumes. Além da óbvia predileção por peixes e frutos do mar – todos sempre muito frescos e preparados de maneira única. Os japoneses prezam pela manutenção máxima dos nutrientes originais dos ingredientes. Também ajudam os modos de preparação: fritos, cozidos, ensopados, no vapor, assados. Aliás, outro ponto que é interessante notar é que os japoneses praticamente aboliram o costume de ingerir pão. Lá, o carro chefe é o arroz feito no vapor – inclusive nos cafés da manhã. O açúcar também não é dos mais queridos em terras japonesas – mesmo e forma de doces e bolos. As sobremesas costumam ser frutas.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Um hábito muito comum no Japão é que as pessoas retirem seus calçados ao entrarem em suas próprias casas ou nas de outras pessoas. Geralmente há um espaço na entrada reservado para que sejam depositados os calçados. Essa prática visa deixar as impurezas e sujeiras fora da casa. Além de higiênica, há um quê de misticismo, uma vez que os japoneses acreditam que para fora ficam também as más energias.

Usar máscaras hospitalares

Outro costume que mostra a preocupação dos japoneses com a higiene e saúde, próprias e dos outros. Seja por conta de resfriados, alergias ou outros tipos de viroses. Pode parecer meio diferente  à primeira vista, mas é uma prática muito útil para evitar o contágio.

Usar bicicleta como meio de transporte

Os japoneses costumam usar muito as bicicletas. Aliás, esse é o meio de transporte mais utilizado por lá. Além de ser um hábito saudável, também é econômico e ecologicamente amigável. Essa prática, inclusive, costuma ser incentivada pelas empresas, que oferecem formas facilitadas para que os novos trabalhadores possam a adquirir.

Recolher e Separar o lixo

O sistema de coleta de lixo no Japão também é muito eficiente e organizado. Lá, só é recolhido o lixo que estiver devidamente separado e identificado. Sejam papéis, papelões, alimentos, alumínio, vidro. Se um saco de lixo for encontrado com tudo indevidamente misturado, será deixado para trás. E você ainda vai receber uma notificação sobre isso.

Também é cultural não jogar lixo no chão. Além de ser uma questão de educação e preocupação com o meio, no Japão não há garis. Por isso, a limpeza das ruas é de inteira responsabilidade dos próprios cidadãos.

Ajudar na limpeza

Desde pequenos, na escola, os japoneses são incentivados a colaborarem com a limpeza. À partir dos 6 anos de idade já tem que ajudar a lavar o banheiro e limpar todo tipo de sujeira que fizerem. Posteriormente, essa prática é incentivada também nas fábricas e empresas. Bem como em suas próprias residências, uma vez que não é comum entre os japoneses a contratação de empregadas domésticas.

Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho

Antes de iniciarem seu turno, é comum que os funcionários de empresas pratiquem uma ginástica coreografada. É uma maneira de aquecer e alongar a musculatura do corpo, e assim, iniciar o trabalho de maneira mais disposta. As escolas também costumam incentivar seus alunos a fazerem essa prática.

Etiqueta no transporte público

Diferente do Brasil, nos meios de transporte público os japoneses costumam seguir algumas regras de etiqueta como: esperar e respeitar a fila; deixar que os passageiros saiam primeiro, para depois entrarem; evitarem se empurrar; não carregar nas costas mochilas ou bolsas; não atender o celular. São atos simples que visam não prejudicar ou incomodar o próximo.

Você pode colocar em prática todos esses hábitos orientais no seu cotidiano por conta própria. Mas no caso da alimentação, nós podemos lhe sugerir uma mãozinha – ou um hashizinho: o Daisho Indaiatuba. Lá você pode conhecer na prática como é a alimentação japonesa, e decidir adotá-la com mais frequência em seu dia-a-dia. Quem sabe um dia não chegamos mais próximos da qualidade de vida dos moradores do outro lado do planeta?


Leia também:

http://www.revistadavila.com.br/7-razoes-para-tomar-mais-cha/

http://www.revistadavila.com.br/como-as-grandes-perdas-podem-se-tornar-aprendizados/

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat