BioExtratus
BioExtratus
7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Um cantinho para chamar de “seu”, é isso o que você quer? Então seguem 7 dicas preciosas para você não se atrapalhar nos planejamentos e na compra do seu primeiro imóvel!

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Sim é possível e a GPS Imóveis dirá como!

Quantas vezes você já pensou nessa possibilidade mas acabou colocando os dois pés para trás ao ver a situação econômica do país? Algumas vezes, não é mesmo? Mas não é necessário temer, pois com bons estudos, planejamento e metas para alcançar o seu objetivo,.não tenha dúvidas, você certamente comprará o seu primeiro imóvel e terá sucesso durante todo o processo de compra.

01 – Qual tipo de imóvel?

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvelAntes de mais nada, é preciso pensar nas necessidades que você deseja satisfazer. Então faça os seguintes questionamentos; você é feliz onde mora hoje? O local é de fácil acesso? Você gostaria de estar próximo ou longe do comércio? E sobre a segurança da sua região, ela é boa ou ruim? Gostaria de ter mais área útil, cômodos, jardim, garagem, ou nada disso. Procura por um local menor, com menos cômodos, sem jardim e garagem. Pois então será após responder estas simples perguntas que você poderá ter a sua resposta, morar em apartamento ou em uma casa.

02 – Novo ou usado?

É de grande importância pensar no bolso e ser realista na hora de investir no seu primeiro imóvel. Os novos nos dão a possibilidade de pegar tudo fresquinho e sem problemas na moradia, mas isso também tem um preço. Os valores irão variar de acordo com o andamento das construções. Se você encontrou um projeto que ainda está na planta, pode ter certeza que este será muito mais barato do que aqueles que já estão prontos para mudar. Então se não houver urgência na mudança e você deseja economizar, tenha paciência para não colocar os pés pelas mãos!

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Imóveis usados dão a possibilidade de muitas vezes comprar em locais que não seriam possíveis se fossem de um novo empreendimento. Mas estes também podem precisar de um pouco mais de atenção na hora de avaliar as possíveis reformas.

03 – Planejamento Financeiro

Sabe aquela velha história de guardar uma porcentagem em dinheiro por mês? Então adivinhe. Se você está planejando realizar um financiamento, tenha certeza que poupar o seu dinheiro é, a partir de agora, uma dívida com você mesmo! Assim terá a possibilidade de realizar o pagamento da entrada do seu primeiro imóvel.

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Com exceção do programa Minha Casa Minha Vida, o mercado de crédito imobiliário exige de 20% à 30% do valor do imóvel. Ou seja, se o imóvel que você estiver de olho for avaliado em R$200.00,00 (duzentos mil reais), a entrada ser $40.000,00 (quarenta mil reais). Agora se a entrada for 30%, o valor será de R$60.000,00 (sessenta mil reais).

Uma dica para você conseguir fazer com que o seu dinheiro se acumule de maneira ágil, procure fazer alguma aplicação com o seu dinheiro. Fuja das poupanças em bancos! Uma opção segura e fácil é o modelo de tesouro direto.


Assuntos relacionados:

7 motivos pelos quais você deve optar pelos móveis planejados

A escolha pela decoração rústica em casas e apartamentos


04 – Financiamento

Falamos sobre o mínimo de entrada para o seu novo lar, e agora você verá que quanto maior for a sua entrada, melhor será para você. Assim que você escolher a empresa que realizará o seu financiamento, o valor do imóvel passará por um sistema de avaliação para a sua aprovação. Lembrando que ela será feita levando em consideração que você realizará a entrada de 20 à 30% no mínimo. Todos os financiamentos recebem um juros pelo empréstimo . Mas veja bem, quanto maior for a sua entrada, menor será o valor que receberá estes juros!

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Vamos entender, se a entrada do imóvel for 30% (60 mil reais) o financiamento será em cima do valor de 140 mil reais. Sendo assim ele pode receber um total de 14 mil reais em juros. Mas se a entrada for de por exemplo 50%, o juros aplicado em cima do valor de 100 mil reais será de 10 mil reais. Portanto você consegue reduzir muito o valor do juros de acordo com a entrada no imóvel.

 

05 – Outros Custos

Muitas são as vezes que esquecemos de pensar em todos os detalhes e acabamos sendo pegos de surpresa na “hora h”, então atente-se!

Já ouviu falar em ITBI, Registro de Imóveis, Escritura Pública ou até mesmo Comissão do corretor? Sim, são muitos detalhes que não podem ser ignorados pois estes podem ser aquele deslize para você perde a sua chance de realizar a compra.

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

ITBI: (Transmissão de Bens Imóveis) é uma taxa que deve ser paga para que a transferência do imóvel seja realizada para o seu nome.

Registro de Imóveis: é um documento emitido pelo pelo Cartório de Registro de Imóveis. Sua finalidade é comprovar à quem pertence o imóvel.

Escritura Pública: é o documento que irá formalizar o acordo firmado entre o vendedor e comprador. Se o seu financiamento foi feito pelo banco, o contrato entre ambos já será formalizado como uma escritura.

Comissão do Corretor: Algumas vezes esquecida na hora de planejar todos os gastos, então fique atento aos acordos realizados entre vocês!

06 – Faça uma simulação

Ótimo, você já sabe o que comprar onde e quando, então vamos fechar o negócio? Ainda não! Lembra-se daquela vez que você se comprometeu em não gastar mais do que 80% de sua renda fixa e acabou passando dos 100%? Tenha em mente que se desta vez você não cumprir com o acordo com você mesmo de reservar 20% do seu salário todos os meses para pagar as parcelas, as consequências serão muito maiores do que uma loja cobrando o pagamento dos calçados que estão em atraso.

Já imaginou se a loja bate na sua casa e tira eles dos seus pés? Pois é isso o que pode ocorrer com o imóvel. Se você atrasar 3 meses da parcela do seu imóvel, o distrato (cancelamento do contrato) será realizado. E olha só o pesadelo, você não será mais o dono de sua própria casa. Além de ter que pagar de 10 à 20% do financiamento pago, sua casa será leiloada. E em 6 meses uma nova família poderá estar habitando ela.

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Para que isso não ocorra, a dica da vez é passar alguns meses salvando estes 20% de sua renda e não gastando com absolutamente nada. Mas o que isso trará de resultado? Na verdade você estará vivenciando a sua próxima realidade, já que isso poderá afetar muito o seu estilo de vida. Mas por outro lado você já estará guardando dinheiro para este ou futuros investimentos.

07 – Não se apresse!

Tudo pronto, imóvel escolhido, dinheiro reservado, financiamento aprovado e malas prontas. Agora chegou a parte divertida, reformas e mobílias novas para o seu primeiro imóvel, certo? Sem querer desanimar, mas seremos mais uma vez lógicos e não impulsivos. Pense duas vezes. Você precisa de uma geladeira de última geração ou um móvel com design exclusivo que custaria metade ou mais da sua renda mensal? A menos que o seu critério não seja economizar, o ideal seria que você desse a sua personalidade à casa bem lentamente. Não deixe ser levado pelos desejos momentâneos, lembre-se de suas metas e objetivos!

7 Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Entre em contato com a GPS Imóveis e procure por imóveis que se enquadrem na sua lista de necessidades e inicie o processo de compra do seu primeiro imóvel.

Rua Jerônimo Perucci, 120 – Indaiatuba/SP
Tel.: (19) 3935 7666
Tel.: (19) 3935 6462 (vendas)
www.gpsimoveis.imb.br
facebook.com/imobiliaria.indaiatuba


Veja também:

Evento Avatim e convidados

Evento Avatim e convidados

Açaí, a fruta brasileira que quebra barreiras


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat