BioExtratus
BioExtratus
7 de Julho – Dia Mundial do Chocolate

7 de Julho – Dia Mundial do Chocolate

Especialistas explicam seus benefícios

Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. E se você é daquelas que sempre usa uma desculpa para comer sem culpa o doce temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro. 

A pesquisa feita na University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco.da  versão amarga  dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

 

7 de Julho - Dia Mundial do Chocolate
“O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoide de cacau – que também é encontrado em maçãs, peras e uvas”, explica a chef Mirian Rocha, especialista em chocolates. 

Consumo regular do chocolate

Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória. mas
E se você pensa que chocolate engorda, está completamente errado! Esta polêmica notícia foi divulgada pela revista Nutrition e está baseada em um estudo da Universidade de Granada. Segundo a pesquisa, um alto consumo de chocolate está associado a níveis baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta.que a pessoa segue ou da quantidade de exercícios físicos que realize.

Assuntos Relacionados:
E o cacau virou chocolate…
Cacau alcalino da Chocolate Verde ganha espaço entre os adeptos da alimentação funcional
Torta de chocolate mais saudável do mundo!


Pesquisa comportamental

Para chegar a este surpreendente resultado, foram analisados os comportamentos de quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, referentes ao consumo de chocolate. Dados foram cruzados com seus índices de massa corporal, com a porcentagem de gordura e o perímetro da cintura.

7 de Julho - Dia Mundial do Chocolate

O que mais chamou atenção nos resultados foi que eles não estavam relacionados ao sexo, à maturidade sexual, ao consumo de café ou chá, à idade e até mesmo à atividade física dos participantes. Por isso a Universidade de Granada afirma que o estudo talvez seja o mais amplo e melhor controlado até o momento.

Como o nosso corpo reage ao chocolate

“Cacau apresenta cafeina que  estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de.alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.  Isso explica a que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então de preferencia aos chocolates acima de 70% de cacau”, explica Luma Monteiro, nutricionista da Clínica Bem Bonita. 

Apesar de fazer bem para a saúde a nutricionista não recomenda exageros. O produto com maior teor de cacau é o mais recomendado. 

“ O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado,.e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açucar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saude”, explica Luma. 


Fique por dentro:
Programação Topázio Cinemas 04 a 10 de Julho/19
Exercícios para melhoria de arpejos e dedilhados
Divã para mães – Do berço para a cama


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat