BioExtratus
BioExtratus
5 razões para incluir os cogumelos na dieta

5 razões para incluir os cogumelos na dieta


Com sabor marcante e muitos nutrientes, os cogumelos já fazem parte do cardápio de muitos brasileiros. Dentre as espécies mais conhecidas estão o paris, o champignon, o shiitake e o shimeji; os dois últimos particularmente conhecidos graças à paixão brasileira pela culinária japonesa. Vivendo de perto essa cozinha que tanto preza pelo ingrediente, o Daisho Restaurante traz hoje 5 razões para incluir os cogumelos na dieta.


1. Possuem baixas calorias

É claro que a maneira como será preparado definirá o quão calórico ou não o cogumelo será. Mas, por si só ele possui poucas calorias. Em cada 100 gramas de shiitake ou shimeji, por exemplo, há apenas 35 calorias. Além disso, incluir os cogumelos na dieta pode ser uma boa escolha para quem deseja ganhar massa magra, já que possuem muita proteína.

2. São ricos em nutrientes

Cada qual com suas individualidades, os cogumelos contém grande concentração de vitaminas do complexo B;e minerais como potássio, iodo, cálcio e fósforo, que agem em busca de um organismo saudável.

À exemplo, tanto o shimeji quanto o shiitake carregam uma considerável quantidade de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Em 100 gramas de cogumelo há 1014 mg do nutriente, enquanto a ingestão diária recomendada é de 400 mg. O nutriente tem várias funções no organismo, dentre elas a participação na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez;e a prevenção da anemia e doenças cardíacas.

3. Têm propriedades antioxidantes

Uma pesquisa divulgada no ano passado reafirmou a já sabida informação de que os cogumelos são ótimos no combate ao envelhecimento. De acordo com o professor de ciência alimentar e diretor do Centro de Penn State, Robert Beelman,;os cogumelos são a fonte mais rica de dois importantes antioxidantes: ergothioneine e da glutatione. Porém, a quantidade dos componentes varia de espécie para espécie.

4. São versáteis

Engana-se aquele que acredita que incluir cogumelos na dieta com frequência é sinônimo de tédio. Afinal, são 36 espécies usadas na culinária. No mercado brasileiro, nem todas são encontradas, mas dentre as opções disponíveis, com pegada francesa, japonesa ou abrasileirada,;as receitas são muitas: recheados, refogados, na manteiga, de entrada, acompanhamento ou prato principal.

5. Têm propriedades medicinais

Historicamente, os cogumelos sempre foram usados para fins medicinais, especialmente na medicina tradicional chinesa. Só para ilustrar, o shiitake, segundo cogumelo mais consumido no Brasil, já possui longa história de uso medicinal popular.

Um estudo realizado em 2001 pela Universidade de Agricultura e Medicina Veterinária de Obihiro, no Japão, mostrou que a espécie possui eritadenine, um composto que reduz os níveis perigosos de colesterol no sangue.

Além disso, a lentinana, substância presente no shiitake, ajuda a aumentar a habilidade do sistema imunológico em combater infecções. Segundo a American Cancer Society, a lentinana pode, efetivamente, reduzir e retardar o crescimento de células cancerosas enquanto aumenta a atividade do organismo para combater tumores ao ativar determinadas células e proteínas que atacam o cancro.

Se você se interessou por esse benefício, o site Medicina Natural traz uma lista de outros cogumelos cheios de propriedades medicinais.

Sobre o Autor

Endereço: Av. Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 320 - ITAICI - Indaiatuba/SP - CEP.: 13340-480 - Tel.: (19) 3801-0405

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat