BioExtratus
BioExtratus
25 de outubro, dia do dentista – Como anda sua saúde bucal?

25 de outubro, dia do dentista – Como anda sua saúde bucal?

De acordo com OMS – Organização Mundial da Saúde, Brasil entrou para o grupo de países com baixa incidência de cáries

 

No dia 25 de outubro é comemorado o dia do dentista. De acordo com a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, o trabalho do dentista não abrange apenas a saúde bucal, mas também outras doenças do organismo, como a endocardite bacteriana, diabetes, hipertensão, entre outras. “Diversas doenças podem estar associadas às infecções bucais. Por isto, o melhor remédio contra elas é a prevenção”, afirma Dr. Paulo Coelho Andrade, dentista especialista em implantodontia e odontologia estética.

O conceito de prevenção no Brasil, inclusive, já fez o país entrar no grupo de países com baixa incidência de cáries.  Conforme a OMS – Organização Mundial da Saúde, desde 2003, cresceu em 30% o número de crianças sem cárie. Temido por muitas pessoas – que podem possuir odontofobia, caracterizada pelo medo de ir ao dentista – o profissional é de extrema importância para a saúde de forma geral, uma vez que a boca é um dos primeiros locais do corpo a dar sinais de que algo não está funcionando bem no organismo.

25 de outubro, dia do dentista. Como anda sua saúde bucal?

Além da cárie, um dos mais comuns problemas bucais são a gengivite (doença inflamatória da gengiva) e a doença periodontal. Os problemas gengivais são recorrentes principalmente por necessitarem da mudança de hábitos por parte dos pacientes. Na maioria dos casos, eles decorrem de uma higiene bucal inadequada e da falta de visitas periódicas ao dentista. “Os problemas mais corriqueiros são a gengivite e a periodontite, sendo a segunda uma evolução da primeira, atingindo as estruturas de suporte dos dentes (ligamentos, raízes e ossos)”, afirma o profissional. De cada dez brasileiros, nove sofrem em algum grau desse tipo de afecção.

 

Dica de um Profissional 

Dr. Paulo alerta que visitas periódicas ao dentista e uma boa higiene oral são essenciais para evitar estes problemas. Entretanto, ele afirma que muita gente não leva ela a sério como deveria. Para grande parte das pessoas, escovar os dentes diariamente é o único cuidado que deve ser tomado com a boca. Apesar de ser o principal e mais efetivo método na manutenção da saúde bucal, ela deve vir acompanhada de outros hábitos vitais, como o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista.

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat