BioExtratus
BioExtratus
15 nomes de comidas japonesas que não podem faltar no seu rodízio

15 nomes de comidas japonesas que não podem faltar no seu rodízio

Rodízio japonês: quase uma roleta de nomes desconhecidos

Quem nunca se enrolou na hora de fazer um pedido de um prato cujo nome pertence a uma linguagem estrangeira, não é mesmo?

Imagine, então, o quanto isso deve acontecer em restaurantes japoneses. Sendo assim, em parceria com o pessoal do Daisho Restaurante, decidimos criar um pequeno glossário, com o nome e uma breve descrição sobre os principais tipos de comidas japonesas.

Assim, você não vai mais correr o risco de pedir uma coisa, pensando que é outra, e no fim das contas, receber algo que nem imaginava que viria. Então, vem nos acompanhar neste texto!

Quem deseja conhecer, ou se aprofundar ainda mais na culinária japonesa, encontra nos famosos rodízios uma excelente oportunidade.

A prática inexistente no Japão, totalmente “made in Brazil”, surgiu como adaptação dos famosos rodízios de carne. Assim, em um rodízio japonês é possível degustar, aos poucos, uma variedade bem grande pratos.

No entanto, muitas pessoas não conhecem os nomes das comidas japonesas e acabam criando pequenas confusões — tanto na hora de pedir, quanto na hora de receber.

Assim, decidimos lhes apresentar os 15 principais pratos da comida japonesa, para que você não passe mais por esse tipo de apuro na hora de escolher o que vai comer ou não em um restaurante japonês. Vem conosco!


Leia mais:

Conheça o Shawarma, a sensação fast-food da culinária árabe

Conheça o delicioso sabor do arroz japonês, o Gohan


Nomes de comidas japonesas mais famosas

  • Sashimi

Geralmente é feito de fatias de peixe cru, servidas com molho shoyu e raiz forte. No entanto, existem versões com cortes de frutos do mar. Podem haver variações quanto a espessura e os tamanhos dos cortes.

  • Niguiri

Uma boa indicação para quem quer ser introduzido no mundo das comidas japonesas. Se trata de uma porção pequena de arroz, com uma fatia de peixe ou frutos do mar sobre ela.

  • Yakissoba

Outro bem popular aqui no Brasil. Nada mais é do que macarrão frito com verduras, carnes e frutos do mar.

  • Uramakis

É um bolinho de arroz enrolado por fora, onde no centro se encontram, geralmente, uma folha de alga Nori. No entanto, também podem rechear os uramakis fatias de peixes e outros elementos à escolha da casa.

  • Sushi

Esse é o mais conhecido por aqui, praticamente não tem erro. Sua composição é simples: uma porção de arroz temperado coberta por uma fatia de peixe cru. Mas como vimos anteriormente, ele pode ter algumas variações.

  • Temaki

Bem popular por aqui também, o temaki é um cone de algas, cujo recheio pode variar bastante. São mais comuns as versões com peixe cru, legumes e frutos do mar. Mas o brasileiro gosta de ir além, e existem até versões com salsicha!

  • Wasabi

O wasabi é um tempero, popularmente conhecido por aqui como raiz forte. Tem aspecto pastoso e verde, e é usado como complemento em diversos pratos como sushi e sashimi.

  • Robata

Um espetinho grelhado, que costuma ter como ingredientes carne, peixes e legumes. Há outra variação feita com carne de frango, no entanto, ela é chamada de Yakitori.

  • Shimeji

O Shimeji é uma variedade de cogumelo, de tamanho pequeno, que costuma crescer em cachos. Geralmente é servido com molho e alguns legumes.

  • Tempurá

Outra indicação para quem deseja desfrutar de diversos sabores ao mesmo tempo, em um prato só. O tempurá é um prato que conta com um combinado envolvendo vegetais e frutos do mar empanados individualmente.

  • Hot roll

É semelhante ao tempurá, no entanto, feito com sushi.

  • Harumaki

Conhecido popularmente como rolinho primavera, se trata de uma massa enrolada, com recheio de carne ou legumes, que é servida frita.

  • Kanikama

É uma massa de peixe cozida (kamaboko), que no entanto é aromatizada com extrato de caranguejo. Costuma ser servido como aperitivo.

  • Gyoza

Composto de uma massa bem fina de farinha de trigo recheada com carne ou legumes. Seu modo de preparo pode variar, tanto sendo frita quando cozida a vapor.

  • Missoshiru

O  missoshiru é a receita mais tradicional de sopa no Japão. é feita com missô, que é uma pasta, produzida basicamente com a fermentação de arroz, cevada e com sal.

Agora você já não precisa mais de um dicionário para ir ao seu restaurante japonês preferido. Você já sabe os nomes das comidas japonesas, certo?. Depois dessas dicas aqui, sua única preocupação no rodízio será com a degustação destes pratos de nomes diferentes, mas de sabores incomparáveis. Vão até lhe faltar palavras para descrever o sabor dessas deliciosas comidas japonesas.


Confira mais:

Conheça 6 benefícios das ostras para sua saúde

Sashimi: preferência nacional


 

Sobre o Autor

Rua Joaracy Mariano de Barros, 212 - Solar do Itamaracá - Indaiatuba/SP - CEP.: 13.333-390 - Tel.: (19) 3329-7741 e (19) 9.8328.4111 (What´s App) [email protected]

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat