Você sabe o que é periodontia?

Você sabe o que é periodontia?

Conheça a importância do tratamento bucal e os problemas que ele pode evitar na sua boca

A saúde bucal exige muito cuidado e atenção. Além dos dentes, os primeiros lembrados nesse momento, outro ponto que merece atenção especial é a gengiva. Aliás, você sabia que ela é fundamental para o perfeito funcionamento e manutenção da dentição? Por isso se faz tão importante a periodontia. Não tem ideia do que estamos falando? Então, se acomode e continue a leitura para tirar suas dúvidas com a Sorridents Indaiatuba.

Periodontite e periodontia: o que são?

A periodontia pode ser definida como a especialidade da odontologia que se atenta aos tratamentos de cuidado e manutenção da gengiva, bem como da fixação que ela permite aos dentes.

Você sabia que uma gengiva doente, com o passar dos anos, fará com que os dentes percam seu suporte aos ossos e venham a cair?

Aliás, são diversos os problemas na gengiva que podem ocasionar esse resultado. O principal deles é a periodontite, uma infecção bacteriana que afeta a gengiva.

Muito provavelmente, quem desenvolve esse tipo de doença foi previamente acometido pela gengivite,  uma infecção mais leve. Mas, ao ter seu estágio avançado para a periodontite, o perigo é iminente, uma vez que a inflamação atingirá também os tecidos de suporte ao dente, como os ossos e o ligamento periodontal.

Os principais sintomas que podem indicar a presença de periodontite são:

  • mau hálito;
  • formação de tártaro;
  • surgimento de aftas;
  • sangramento durante a escovação;
  • gosto azedo na boca;
  • pus entre a gengiva e o dente;
  • mobilidade dos dentes;
  • vermelhidão e inchaço na gengiva.

Como tratar a periodontite

O tratamento para a periodontite vai depender do grau em que a doença estiver. Os procedimentos mais simples podem envolver a limpeza e a raspagem das placas de tártaro, tanto de maneira manual quanto por meio de um aparelho de ultrassom. Outro tratamento possível é a aplicação de medicamentos que impedem a formação dessas placas na superfície dos dentes.

Já quando a doença se encontra em estados mais avançados, pode ser necessário recorrer às intervenções cirúrgicas. Elas podem ter como objetivo reduzir a bolsa periodontal; fazer enxertos de tecidos na gengiva e nos ossos; aumentar a coroa ou aplicação de produtos derivados do esmalte nos dentes.

É importante frisar que quem não realiza o tratamento adequado e correto para a periodontite pode sofrer a perda não apenas dos dentes, como também dos ossos alveolares, que sustentam os mesmos. Dessa forma, futuros tratamentos de reposição podem ser prejudicados.

Evitar ainda é o melhor remédio

Por mais que pareça um jargão batido e ultrapassado, evitar ainda é o melhor remédio. Daí a importância da periodontia e de hábitos relativamente simples capazes de evitar ou prolongar o surgimento de problemas na gengiva.

Nesse caso, a escovação correta dos dentes após cada refeição e antes de dormir é primordial. Além de ser feita de uma maneira correta, é interessante que também seja usado o fio dental como complemento. Outro produto que contribui ainda mais com essa limpeza são os enxaguantes bucais.

Claro, fazer visitas constantes e regulares a um dentista também é de grande importância, uma vez que ele pode diagnosticar qualquer alteração ainda no início, o que torna o tratamento mais simples.

Quer mais uma dica valiosa? Deixe de lado o cigarro. Ele contém em sua composição agentes químicos que alteram o sistema imunológico, especialmente da gengiva. Dessa forma, a porta de entrada para bactéria fica escancarada.

Lembre-se sempre de buscar profissionais capacitados para cuidarem de sua saúde bucal. Na Sorrident’s Indaiatuba o corpo de profissionais está preparado para diagnosticar e tratar seja qual for o seu problema bucal, além de ter à sua disposição uma infraestrutura de primeira.

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat