Repaginando a fachada: como dar uma cara nova ao seu negócio
Crédito da foto para Simon Alibert

Repaginando a fachada: como dar uma cara nova ao seu negócio

Com a chegada de uma das épocas mais prósperas para o comércio no ano, essa pode ser a hora certa para repaginar a fachada do seu negócio

Aliando Natal, Ano Novo, época de férias e rendimentos extras – como 13º salário – essa época do ano costuma ser próspera para o comércio. Segundo estudo realizado pela Serasa Experian, dezembro é o mês mais favorável para os lojistas de todos os setores, registrando uma atividade comercial 24% maior que nos outros períodos.

Portanto, nada mais sensato que investir na atração de clientes. E um dos aspectos que pode ser decisivo nesse sentido diz respeito ao visual – um levantamento feito pelo Sebrae indica que melhorias no visual de um negócio podem aumentar as vendas de 12% à 40%.

Assim, com essa dica em mãos, saiba exatamente onde investir para tornar a fachada de seu negócio ainda mais atrativa.

Pintura

Lembre-se que as cores devem ressaltar a identidade visual do empreendimento. Bem como os tipos de materiais utilizados para compor o visual da loja – tudo deve estar em sintonia com o que seu negócio é. Este aspecto deve ser impactante para o cliente/consumidor, mas, ao mesmo tempo, reforçar os conceitos e visões com as quais se trabalha.

As cores podem variar também de acordo com o segmento comercial do negócio em questão. Cores mais vivas como vermelho e laranja tendem a dar uma ideia de urgência; cores como azul e rosa são mais associados ao varejo de roupas, por trazerem tranquilidade.

Letreiro

Os letreiros devem ajudar a compor a fachada e nunca ofuscá-la. Além disso, devem ser colocados em locais e ângulos que permitam a visualização pelo maior número possível de pessoas.

Assim como todos os outros itens, deve seguir identidade visual – cores, estilo, tipografia. Pode trabalhar em conjunto com a iluminação escolhida – que pode, e deve, valorizar a mensagem. Aliás, lembre-se de ser o mais objetivo o possível, já que muitas palavras dispersam a atenção do cliente.

Vitrine

A vitrine é de fundamental importância na relação com o consumidor. Ela será o primeiro vislumbre do cliente e também como ele se aproximará do seu produto. Portanto, tenha em mente que a primeira impressão é a que fica.

Além de ter os produtos renovados com frequência, lembre-se que esse pode ser um ótimo canal de comunicação com o consumidor. Assim, invista em adesivações temáticas e que valorizem as promoções, por exemplo.

Iluminação

A iluminação interior exerce forte influência sobre o comportamento do consumidor. Por conta disso, deve proporcionar conforto visual. Nada de distorcer as cores – isso pode ser fatal. Além disso, também deve ressaltar bem o ambiente e os produtos oferecidos, por exemplo: alimentos costumam ser valorizados pela luz incandescente; já a luz fria funciona melhor em locais pequenos e sem ventilação.

Além disso, a iluminação é crucial para manter o seu negócio vivo mesmo quando fechado. Invista em uma vitrine bem iluminada e um foco de luz no letreiro.

Cara nova, no fim do ano, é certeza de presente recheado por parte do Papai Noel. Pense nisso! (e se precisar de uma ajudinha, passa na Ploti que imaginação e criatividade não faltam para destacar o seu negócio)

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat