Os benefícios da própolis para sua saúde

Os benefícios da própolis para sua saúde

Bio Extratus destaca 4 motivos pelos os quais você deve começar agora mesmo a usar a própolis em seu dia a dia

O costume de tomar própolis para saúde é antigo. Dizem que com algumas gotinhas aquela dorzinha de garganta começa a ir embora. Mas, será que ela tem mesmo o efeito desejado? Pesquisadores da USP e da Unicamp, que estudam juntos há mais de 20 anos as substâncias contidas na resina das abelhas, garantem que a resposta é sim! Aliás, segundo eles, foram encontradas na própolis atividades antioxidantes (ou antienvelhecimento), anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Quer saber mais como esse remédio natural e multiuso pode trazer benefícios para sua saúde? Então, continue com a gente nessa leitura.

O que é própolis

Trata-se de um composto produzido pelas abelhas a partir do recolhimento de partículas de troncos, plantas e brotos que interagem com sua saliva. A substância criada é misturada com o pólen para proteger a colmeia e, assim, impedir a proliferação de microorganismos prejudiciais, como fungos e bactérias.

Benefícios da própolis para saúde

Não é de hoje que a própolis despertou o interesse do ser humano. Desde o Egito antigo ela é utilizada como antisséptico, no tratamento de feridas e, inclusive, na conservação dos corpos. Mas, apesar desse histórico de respeito, que lhe rendeu a função de medicamento natural, a substância só passou a ser mais explorada pelos cientistas nos últimos 20 anos. Ainda que recentes, os estudos revelam que ela é sim um alimento funcional muito interessante e com propriedades biológicas reconhecidas.

Antibacteriana

Popularmente conhecida como um antibiótico natural, a própolis tem se mostrado eficiente na destruição de diversas bactérias nocivas ao ser humano. Aliás, uma de suas grandes vantagens em relação aos antibióticos sintéticos é que tais bactérias não desenvolvem resistência à própolis. Por esse motivo é bastante recomendada para o tratamento de doenças como amigdalites, sinusite, gripes, pneumonias, entre outras.

Os benefícios da própolis para sua saúde

Acne e pele

Rica em vitaminas e minerais, a própolis também tem se mostrado poderosa para os cuidados com a pele. Por liberar substâncias de ação antibacteriana, o seu uso passou a ser recomendado, por exemplo, para pessoas que sofrem com a acne.

Para se ter uma ideia, já existem no mercado produtos voltados para a pele que têm a própolis como um de seus principais ativos. Esse é o caso da pomada Propomel da Bio Extratus.

Dermoativa, ela é eficaz para combater a aspereza dos pés, o ressecamento dos lábios, além de ser ótima no uso pós-barba. Sua fórmula, rica em óleos, tem grande poder hidratante que protege possíveis irritações da pele.

Antioxidante

A ação antioxidante da própolis ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano. Uma das explicações para isso é que a substância preserva a atividade da vitamina C, que é um potente antioxidante antienvelhecimento.

Anti-inflamatória

A própolis pode ser usada como um creme anti-inflamatório para picadas de insetos, erupções cutâneas e irritação da pele. Além disso, sua eficácia também foi comprovada no tratamento de artrites e artroses.

Como usar

A própolis se apresenta em diversas formas, como spray, creme, extrato ou com mel. Cada uma tem uma característica própria e, por isso, deve ser consumida de um jeito específico. Em outras palavras, não existe uma maneira única de consumi-la, já que o mais recomendado é buscar um especialista que saberá recomendar a dosagem e a forma de consumo mais adequadas.

E você, já experimentou os efeitos poderosos da própolis para a sua saúde? Conta pra gente!

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat