Marketing: quais foram as principais pesquisas feitas no Google em 2018?

Marketing: quais foram as principais pesquisas feitas no Google em 2018?

Saiba quais foram os principais termos pesquisados no Google em 2018 relacionados com marketing, e conheça um pouco mais sobre eles.

O Google divulgou recentemente quais foram os termos mais buscados no ano de 2018. Esse índice, chamado de Zeitgeist, trata das pesquisas realizadas dentro da própria plataforma de busca. Além de relatar os dados referentes ao Brasil, também compila as buscas feitas no planeta todo. As principais pesquisas foram divulgadas dentro de alguns tópicos, como:

  • Buscas gerais
  • O que fazer?
  • O que é?
  • Por quê?
  • Celebridades
  • Tecnologia.

Outro tópico que teve as principais buscas realizadas no Google em 2018 foi o de termos relacionados ao Marketing. Portanto, confira abaixo quais foram as principais palavras-chave buscadas:

  1. Marketing digital;
  2. Marketing 4.0: do tradicional ao digital;
  3. Propaganda política;
  4. Curso superior de tecnologia;
  5. Influencer marketing;
  6. Empreendedorismo;
  7. Plano de negócios;
  8. Planejamento estratégico;
  9. Programa de afiliados.

Agora, decidimos separar estas palavras-chave para lhes explicar um pouco mais sobre elas e como se relacionam ao marketing. Então vem conferir!

Marketing digital

Marketing Digital nada mais é do que o conjunto de ações que uma empresa adota, no âmbito online, visando atrair novos negócios, relacionamentos e definir a própria identidade.

Marketing 4.0: do tradicional ao digital

O Marketing 4.0 veio para substituir o chamado Marketing 3.0 — ambos, conceitos criados pelo conceituado escritor de marketing Philip Kotler. Segundo ele, o marketing 4.0 é um conceito que acompanha a evolução do marketing: as empresas e marcas devem buscar a atenção de um público que conta com cada vez menos tempo disponível, e que recebe os mais variados estímulos. Dessa forma, é necessário utilizar o que há de melhor nos meios e modelos mais tradicionais do marketing ao queridinho do momento: o marketing digital.

Marketing: quais foram as principais pesquisas feitas no Google em 2018?

Propaganda política

O marketing eleitoral é uma forma de atrair e aproximar os candidatos políticos de seus potenciais eleitores. Assim, entre as diversas estratégias que podem ser traçadas, encontra-se uma das mais utilizadas, e que dá nome a este tópico. É a propaganda política, afinal.

Curso superior de tecnologia

Os cursos superiores de tecnologia surgiram para atender uma demanda do mercado, que exige profissionais formados em menos tempo e com foco específico em determinados aspectos. Dessa forma, também é possível conseguir um diploma de nível superior em Marketing, e atuar em áreas relacionadas, como: Marketing Digital, Endomarketing, Marketing Pessoal, Marketing Estratégico e etc.

Influencer marketing

Esta modalidade de marketing é aquela onde uma empresa ou marca adota um porta-voz em suas campanhas. Essa pessoa tem seu carisma, poder de influência e fama para alavancar determinado produto, por meio da promoção entre seu público.

Empreendedorismo

Marketing e empreendedorismo se relacionam de uma maneira muito simples: um precisa do outro para que ambos possam alcançar o sucesso. Como? Toda nova ideia, que faz nascer um empreendimento, precisa alcançar as pessoas que precisam dela. E essa ponte deve ser feita justamente pelo marketing.

Plano de negócios

Ainda relacionado ao termo anterior, o Plano de Negócios é uma ferramenta imprescindível para quem também deseja empreender. Todo novo negócio ou empresa precisa de diretrizes básicas e planejamento para que se sustente. Assim é o plano de negócios. Por meio dele, inclusive, você pode definir como se dará a sua relação com o marketing. Desde a verba destinada para ele, até o papel que ele terá dentro de seu negócio.

Marketing: quais foram as principais pesquisas feitas no Google em 2018?

Planejamento estratégico

Toda equipe de marketing precisa se reunir para definir as estratégias que vão ser adotadas — de acordo com as diretrizes da empresa. Essas estratégias vão definir onde serão depositados os investimentos financeiros, de pessoal e equipamentos. Além disso, também é parte do planejamento estratégico do marketing auxiliar na tomada de decisões envolvendo todo esse planejamento prévio.

Programa de afiliados

Programas de afiliados permitem que as pessoas recebam comissão financeira por meio de indicações de produtos de terceiros, por meio de links na internet. Ou seja: ao divulgar um produto ou serviço, e o mesmo ser adquirido por alguém, ganham quem vendeu o produto, e quem fez uma indicação sobre ele para o comprador. E nada melhor que se utilizar de boas estratégias e ferramentas de marketing para fazer essa recomendação atingir as pessoas que podem ser seu público-alvo.

Agora que você já conhece os principais termos buscados no Google em 2018, pode ter uma ideia do que vem como tendência neste próximo ano. Então comece 2019 antenado no que vem por aí!

Sobre o Autor

Endereço: Rua XV de Novembro, 1112 - sala 2 - CEP.: 13330-070 - Indaiatuba/SP - Tel.: (19) 40420-0897

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat