Esfoliação: uma prática muito importante para sua pele

Esfoliação: uma prática muito importante para sua pele

Saiba qual a maneira correta de realizar uma esfoliação em sua pele, além dos benefícios que essa prática pode lhe trazer

Quem deseja ter uma pele bem cuidada sabe que isso pode ser bem trabalhoso. São diversos cremes, tratamentos e cuidados necessários. E há ainda algumas práticas sobre as quais não temos pleno conhecimento, e por conta disso, acabamos deixando de lado — ou, pior ainda, fazendo da maneira incorreta. Esse costuma ser o caso da esfoliação da pele. Se você já esfolia sua pele, nunca fez esse tratamento ou se quer saber do que se trata, então esse texto é para você. Confira algumas dicas especiais que separamos sobre esse procedimento para sua pele.

O que é a esfoliação?

A esfoliação nada mais é do que um procedimento que visa as células mortas, contribuindo com a renovação da pele. Dessa forma, é feita também uma limpeza profunda nos poros, o que torna a pele mais macia e uniforme.

Embora seja mais comum a esfoliação no rosto, ela pode ser feita pelo corpo todo — inclusive pés e mãos.

Benefícios da esfoliação

Como já foi citado anteriormente, a esfoliação contribui com a renovação da pele através da retirada das células mortas. Isso permite que nasçam novas células, o que torna a pele mais regular e uniforme. O procedimento também contribui para a redução de marcas de expressão, rugas, manchas, acnes e auxilia na produção de colágeno — responsável pela hidratação da pele.

A esfoliação também pode potencializar o uso de outros tratamentos estético, já que a retirada das células mortas torna mais fácil a absorção da pele para produtos como hidratantes, antirrugas e outros.

Esfoliação: uma prática muito importante para sua pele

Esfoliação masculina? Sim!

Pensou que a esfoliação era uma prática exclusiva para as mulheres? Pois pensou errado. Aos homens também é indicado esse tratamento para renovação da pele — especialmente antes de fazer a barba. Muito embora o ato do barbear já realize a retirada de diversas células mortas no rosto masculino, uma esfoliação prévia pode ajudar. Além de contribuir com o aspecto do rosto e o crescimento da barba, também pode ajudar a evitar o surgimento de pelos encravados.

Como fazer uma esfoliação correta

Existem métodos caseiros e produtos de origem sintética ou vegetal para realizar a esfoliação, tanto do rosto quanto da pele.

Quanto ao primeiro caso, a receita mais conhecida é o tradicional “mel mais açúcar”. Além dessa, outras combinações costumam ser compartilhadas de geração para geração.

Já no caso dos produtos industrializados, os esfoliantes podem ser líquidos, em barra, sabonetes, cremes, pastas. Assim como hidratantes e outros cremes estéticos, você deve procurar aquele que mais se adequa ao seu tipo de pele. Uma sugestão que pode se encaixar em sua necessidade é a Linha Botica Lavanda, da Bio Extratus. Além de produtos desenvolvidos com a finalidade de relaxar a pele do seu corpo, a composição conta com o Sal Esfoliante Corporal, que realiza uma esfoliação eficiente, aliada ao alto poder hidratante dos demais produtos.

Antes de fazer uma esfoliação, porém, lembre-se que é necessário tomar alguns cuidados e se atentar a alguns detalhes:

  • Antes de realizar a esfoliação, uma limpeza adequada deve ser feita na pele;
  • Usar produtos/métodos específicos para o rosto e para o corpo;
  • A esfoliação do rosto deve ser feita no máximo uma vez por semana; o mesmo vale para cotovelos, pés e joelhos;
  • No restante do corpo, a esfoliação pode ser feita quinzenalmente;
  • Nunca faça esfoliação com a pele ferida ou logo após a depilação;
  • A esfoliação deve ser feita sempre em movimentos circulares, de maneira suave, mas com uma leve pressão — nada que venha a ferir a pele;
  • É fundamental hidratar a pele após a esfoliação.

Agora que você já sabe tudo sobre esfoliação, e o quanto ela é importante, não há mais desculpas para deixar de lado esse cuidado especial. Dê vida nova a sua pele.

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat