A importância da radiografia panorâmica no tratamento odontológico

A importância da radiografia panorâmica no tratamento odontológico

Saiba o que é uma radiografia panorâmica, quando fazer e qual a importância desse procedimento para sua saúde bucal

Com o avanço das tecnologias disponíveis, a cada dia os tratamentos bucais têm se tornado mais completos, seguros e confiáveis. Associando diferentes tipos de exames, é possível ter diagnósticos completos, que cada vez mais cedo podem contribuir com a correta detecção e tratamentos. Um destes grandes colaboradores no tratamento bucal é a radiografia panorâmica. Conheça agora a importância deste tipo de exame radiográfico, bem como em quais casos ele se faz necessário.

O que é uma radiografia panorâmica?

A radiografia tem sido grande aliada da saúde bucal há vários anos. Popularmente conhecida como raio-x, ela atua como complemento dos exames clínicos tradicionais.

Atualmente, a Radiografia Panorâmica está dentre os três tipos de radiografia bucal mais utilizados pelos profissionais. Sua principal função é a prevenção e descoberta de eventuais doenças ou lesões. Assim ela permite ao profissional da odontologia ter uma visão completa de todos os dentes e estrutura óssea bucal do paciente. Desse modo, é possível identificar possíveis fraturas, lesões e formações de cáries, inclusive em dentes que ainda “não nasceram”.

A importância da radiografia panorâmica no tratamento odontológico

De posse desse exame, o profissional consegue emitir um diagnóstico mais completo e, inclusive, detectar a necessidade, ou não, de futuras intervenções cirúrgicas.

Quando realizar uma radiografia panorâmica?

Dentre as principais situações nas quais se faz necessária uma radiografia panorâmica, podemos destacar:

  • Avaliação ortodôntica (verificar presença e/ou ausência de dentes, lesões, anomalias, patologias, etc.);
  • Avaliação dos dentes do siso e a necessidade ou não de extração;
  • Parte da avaliação do suporte ósseo periodontal;
  • Avaliação de fraturas/lesões na mandíbula;
  • Antes de realizar uma cirurgia buco-maxilo-facial;
  • Como exame pré-operatório.

No entanto, é fundamental salientar que somente o profissional da odontologia é quem poderá indicar ou não a necessidade da realização desse ou de qualquer outro exame. Assim, é imprescindível procurar o auxílio de profissionais capacitados, em ambientes com a infraestrutura necessária para o tratamento adequado.

Além disso, apesar de considerado um exame muito seguro de ser realizado — a radiografia panorâmica tem uma emissão muito baixa de radiação —, grávidas ou portadores de placas de metal no crânio devem tomar cuidado.

Comodidade do tratamento completo

A unidade de Indaiatuba da Sorridents pode proporcionar toda a comodidade do tratamento bucal completo para você. Desde a consulta que dará início ao tratamento, até a realização de todos os exames necessários: tudo está disponível em um só lugar. Inclusive a radiografia panorâmica.

Não deixe de realizar esse importante complemento diagnóstico em seu tratamento bucal!

Sobre o Autor

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat